Prefeitura comemora Semana de Trânsito com ações educativas

Por - em 18

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema Cinto de Segurança e Cadeirinha, a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec), está realizando uma série de ações educativas até a próxima sexta-feira (24). Nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22) foi a vez das atividades se concentrarem no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital.

A praça se transformou em uma grande exposição a céu aberto, com amostras de trabalhos enfocando a temática do trânsito, desenvolvidos por alunos de 18 escolas da rede municipal de ensino. Várias tendas foram montadas para a exposição dos trabalhos artísticos, que tiveram como tema a ‘Educação para o Trânsito’.

Ações educativas, de atendimento ao público, apresentações lúdicas e teatrais são algumas das atividades desenvolvidas para chamar a atenção de quem passa pelo local sobre a importância do respeito no trânsito. “Os alunos são os responsáveis por todo o material aqui exposto. Eles irão apresentar ainda, no palco montado, peças teatrais, músicas e dança com a temática do trânsito. É nesse momento que eles repassam às outras pessoas o que aprenderam.”, destacou a coordenadora de Educação para o Trânsito da STTrans, Karol Estrela.

Um stand do projeto ‘STTrans Recebe’, desenvolvido pela autarquia, foi montado no local. De acordo com Karol Estrela, o objetivo do projeto é ir até a população e ouvir as principais reclamações e o que deve ser feito para melhorar a gestão da superintendência nos bairros.

“Esse é um espaço onde a população poderá fazer reclamações e pedir melhorias no trânsito e transporte, pedidos de implantação de lombadas físicas e eletrônicas, faixa de pedestre, semáforos, mudança de itinerário de ônibus ou aumento da frota, entre outras. Os trabalhos já foram realizados, neste mês de setembro, no Valentina Figueiredo, Geisel e Funcionários. Nesta quinta-feira (23) será a vez do projeto visitar o bairro de Manaíra”, explica.

A importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha no banco traseiro, para crianças de até sete anos e meio, também são algumas das orientações passadas pelos agentes da autarquia. “Para acabar com as dúvidas em relação ao uso da cadeirinha, estamos distribuindo panfletos educativos e orientando os pais para a melhor utilização desse equipamento”, disse Karol.

A ‘Semana Nacional de Trânsito 2010’ acontece de 18 a 25 deste mês, em todo o Brasil.