Prefeitura conclui a dragagem preventiva da Lagoa em 90 dias

Por - em 223

A Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) iniciou na quarta-feira (4), o desassoreamento da Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro da cidade. A dragagem do reservatório é uma ação preventiva para facilitar o escoamento nos pontos de lançamento de água que correm para o local e, assim, minimizar o transbordamento no período de chuva intensa. O trabalho será executado em até 90 dias. Essa intervenção faz parte das obras que estão sendo executadas no Centro pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), dentro do Programa de Revitalização de Sítios Históricos (PRSH).

O trabalho está sendo executado com uma draga de sucção (garimpeira), um barco de apoio, caçambas e pá carregadeira. A Seinfra disponibilizou cerca de 15 homens para trabalhar no local. A estimativa é que a conclusão se dê entre 60 e 90 dias, um prazo flexível devido ao período de chuva, que pode causar a suspensão temporária do serviço.

De acordo com informações do engenheiro fiscal da Seinfra, Alberto da Matta, esse trabalho será realizado nos pontos de menor profundidade, em geral localizado nas entradas das drenagens que chegam à Lagoa, com intuito de aumentar a capacidade do reservatório. Segundo ele, a profundidade média da Lagoa varia entre 0,20 a 2,80 metros, com base no estudo de batimetria realizado pela Secretaria. Esses pontos de menor profundidade são os bancos de areia vistos com freqüência no local na ausência de chuva.

Obras em conclusão – A calçada ao redor da Lagoa esta praticamente concluída. Apenas um trecho não foi fechado para facilitar a entrada da máquina que fará o serviço de dragagem no local. Já o canteiro onde fica o ‘Monumento do Quarto Centenário’, no final da descida da Avenida Getúlio Vargas (sentido bairros-Centro), está em fase de conclusão.

No momento, os trabalhadores colocam o granito que vai compor o piso e a base do monumento. A colocação do piso intertravado nas calçadas da Avenida Padre Meira também continua em andamento. A calçada do lado esquerdo da descida está sendo concluída e os trabalhos no lado direito começam na próxima semana. A parte de iluminação ornamental ao redor da Lagoa também vai ser iniciada nas próximas semanas. Todos os postes serão relocados para dentro dos canteiros.