Prefeitura conclui primeira etapa de reforma no cemitério do Cristo

Por - em 34

Já está concluída a primeira etapa de requalificação do cemitério público do bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. A reforma, realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), obedeceu a uma moderna e funcional verticalização das covas rotativas e dos ossuários, que resultou na ampliação de mais 600 vagas para sepultamento.

O cemitério, localizado numa área de 27.500 metros quadrados, conta atualmente com 4 mil e duzentas vagas distribuídas entre covas e túmulos e recebeu 14 novas luminárias com lâmpadas de vapor de sódio e 20 refletores, que vão iluminar as alamedas centrais além dos espaços entre as sepulturas, garantindo uma maior segurança aos visitantes.

Sinalização – O equipamento passou a ter também sinalização vertical com placas que indicam a numeração das quadras e dos túmulos, facilitando a localização. O projeto arquitetônico que tem acabamento em granito é padronizado, não sendo permitida a fixação de placas com a identificação ou nome, evitando assim a poluição visual e tornando o ambiente perfeitamente harmonizado com a arborização do local.

“A população aprovou tanto a idéia que somos procurados diariamente por parentes que desejam comprar os espaços onde estão sepultados seus entes queridos”, informa Zênio Marques, diretor da Divisão de Cemitérios da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Mas ele esclarece que o espaço é público e somente os ossuários podem ser adquiridos.

A PMJP também verticalizou as covas rotativas no cemitério São José, no bairro de Cruz das Armas, onde aumentou a oferta em mais duzentas vagas. Nos cinco cemitérios públicos municipais já começou a limpeza e poda de árvores para a visitação no Dia de Finados, em 2 de novembro próximo.