Prefeitura confirma feriado municipal na segunda-feira

Por - em 29

Nesta segunda-feira (8), os seguidores dos cultos africanos celebrarão o Dia de Iemanjá, que na concepção católica retrata a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Como ocorre anualmente, a Prefeitura de João Pessoa manterá o feriado na data, para a administração direta e indireta.

A secretária de Administração, Suelma Bruns, explica que o feriado municipal é um direito garantido aos servidores municipais e trabalhadores da Capital que se dedicam à tradicional celebração.

Nas praias de Tambaú e Cabo Branco, os terreiros que praticam a Umbanda reunirão seus fiéis para a tradicional festa e para o ritual de oferendas à sua santa, que tem o título de ‘Rainha do Mar’.

Iemanjá – É um dos Orixás mais importantes no Brasil. O seu nome vem de ‘Yéyé omo ejá’ que significa, mãe cujos filhos são peixes. Também é conhecida por ‘Rainha do Mar’ ou ‘Dona Janaína’.

Essa divindade é mãe de quase todos os outros Orixás, rege a maternidade e representa a fertilidade. É caracterizada como uma sereia de longos cabelos pretos com um espelho na mão que é o espelho do mundo que ela orienta, educa e acarinha e, às vezes, com um leque metálico. É a Deusa do Mar que olha pelos marinheiros e pescadores, e a senhora dos lares, das mães e das esposas que traz paz e harmonia para a família.

As celebrações de Iemanjá variam conforme a região. Em Salvador, por exemplo, a celebração ocorre no dia 2 de fevereiro, na praia do Rio Vermelho. Já no Rio de Janeiro a festa é dia 31 de dezembro, data em que, na Bahia, também se realiza uma festa à beira-mar dedicada à padroeira estadual, Nossa Senhora da Conceição da Praia. Os pescadores e marinheiros por devoção à ‘Rainha do Mar’, festejam neste dia levando para o mar cestos com ofertas.