Prefeitura consolida parceria com Fundação SOS Mata Atlântica

Por - em 34

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e a Fundação SOS Mata Atlântica, organização não governamental que promove a conservação do Bioma Mata Atlântica, consolidam parceria para promoção da conservação do meio ambiente na Capital. Nesta sexta-feira, às 19h, a secretária de Meio Ambiente (Semam), Lígia Tavares, o diretor para políticas públicas da instituição, Mário Mantovani e o professor da UFPB, Dr. Joel Silva dos Santos, proferem palestra “Meio Ambiente e Natureza, na Semana da Geografia 2011, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB.

A parceria entre a PMJP e a Fundação SOS Mata Atlântica se consolidou durante a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, lançado em novembro de 2010. João Pessoa foi a primeira cidade brasileira a elaborar o Plano, onde foram mapeados todos os remanescentes de Mata Atlântica da cidade, incluindo manguezais, restingas, florestas densas, unidades de conservação e parques.

Para a secretária de Meio Ambiente, Ligia Tavares, essa parceria com a Fundação é muito importante para João Pessoa. “A Fundação tem um raio de ação em todo o Brasil , na divulgação de ações de preservação. Essa parceria com João Pessoa tem contribuído para divulgar a cidade como uma referência na aplicação das políticas ambientais de preservação e recuperação. O fato de termos sido a primeira cidade do Brasil a elaborar o Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlãntica, de termos saído na frente, nos faz uma referência nacional. Um exemplo disso é que na próxima semana nós estaremos em Maringá, no Paraná, no lançamento do Plano da Mata Atlântica de lá, a convite da Prefeitura. Será a segunda cidade brasileira a lançar o Plano. E nós vamos representar João Pessoa como a cidade referência, que já tem experiência com a política ambiental da Mata Atlântica”, complementou.