Prefeitura constrói Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares

Por - em 36

A Zona Sul de João Pessoa vai contar com um Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em 2012. O prédio está sendo construído na Avenida Sérgio Guerra, via principal do Bairro dos Bancários, localização estratégica já que a via dá acesso a vários bairros da Zona Sul da Capital, a exemplo de Mangabeira. As obras, iniciadas no mês de março, estão sendo fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Os investidos são na ordem de R$ 1.416.900,98 de recursos próprios do Governo Municipal.

O Núcleo está sendo construído em um terreno público localizado logo após a Praça da Paz, sentido Mangabeira/Bancários. A unidade vai ocupar parte do terreno, aproximadamente 1.270 metros quadrados. Outra parte será destinada à construção de uma praça, que será construída na frente do acesso principal do Núcleo de Saúde. A destinação do terreno público agradou moradores da área. “Vai ser muito bom esse terreno passar a ser ocupado, porque esse espaço aberto e cheio de árvores abria espaço para a ação de bandidos”, disse a moradora do bairro, Maria do Carmo.

A construção do núcleo foi dividida em dois blocos. Inicialmente estão sendo construídas as fundações do bloco A. Concluída as fundações, serão executadas as fundações do bloco B. “Os serviços serão executados em conjunto, a divisão é só para facilitar o trabalho”, explicou o Diretor de Obras, Joaquim Almeida. No local estão trabalhando 35 profissionais como engenheiro, eletricista, pedreiros, carpinteiros e mestre de obra. O ritmo de trabalho no local está lento devido as constantes chuvas. A previsão inicial é que a obra seja entregue à Secretaria de Saúde até o final de 2011.

O espaço vai comportar diversos ambientes como sala para acupuntura, terapia, lavagem, massagem, consultas, espera, quarentena, laboratórios, almoxarifado, lavanderia, além de auditório com capacidade para 45 pessoas sentadas, brinquedoteca e a parte administrativa, recepção, sala de espera, diretoria, depósito, copa, vestuários, área para armazenamento de materiais, banheiros, pátios, área para circulação e, na área externa, estacionamento e jardins.

Segundo informações de Adriana Almeida, coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Saúde, João Pessoa segue as políticas públicas do Governo Federal, que incentiva a implantação de práticas integrativas através do Sus. O primeiro núcleo a atender a população de João Pessoa vai funcionar no prédio do antigo Capes, localizado no Bairro do Valentina Figueiredo. O prédio está sendo reformado e a previsão é que o serviço esteja concluído até o mês de julho.

Adriana Almeida afirmou que, no momento, os trabalhos da coordenação estão centrados na contratação de novos profissionais, capacitação e na divulgação das atividades. A unidade do Bairro dos Bancários e do Valentina contarão com uma mesma estrutura, com exceção do Laboratório, que só existirá na unidade dos Bancários. No Laboratório haverá a produção de medicamentos homeopáticos e a base de plantas medicinais.