Prefeitura cria hotsite sobre coronavírus e Portal da Transparência reúne dados públicos sobre covid-19

Por Hellen Nascimento - em 2264

Sabendo que conhecimento e informação são aliados fundamentais no combate ao novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) criou um hotsite sobre o tema http://jpcontracovid19.joaopessoa.pb.gov.br/, com link disponível no seu portal oficial. No hotsite, o cidadão pode acompanhar de forma atualizada o monitoramento dos casos, obter orientações, recomendações de saúde, saber como se proteger e tirar dúvidas em geral. Já no Portal da Transparência, também é possível fazer o acompanhamento das despesas, licitações, contratos, legislações e demais ações da Prefeitura neste período de emergência contra a pandemia.

Já para ter acesso a todas as informações de monitoramento da execução orçamentária do Município realizadas nesse período basta acessar o Portal da Transparência https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/# e clicar na aba Covid-19 no lado superior esquerdo.

“A ideia é que a gente ofereça ao cidadão um canal de informação que seja tanto de acompanhamento, fiscalização e monitoramento da execução orçamentária do Município para esse período, como também divulgar o máximo de informações de saúde referentes ao combate à Covid-19, assistência, prevenção e ações da Prefeitura em tempo real e atualizadas permanentemente ”, explicou o secretário da Setransp, Ubiratan Pereira.

A atualização das informações da nova aba é realizada pela Secretaria de Transparência Pública (Setransp) e Controladoria Geral do Município (CGM), sendo o desenvolvimento desta nova funcionalidade resultado do trabalho dos desenvolvedores Iury Rogério e Rafael Brayner. Além de terem sido incluídas toda legislação e decretos publicados pela Prefeitura nesse período, também constam na aba os decretos estaduais e federais.

O secretário Ubiratan Pereira ainda afirmou que a nova aba facilita o acompanhamento das ações e trabalho da imprensa. “Estamos seguindo uma orientação da Controladoria Geral da União (CGU), mas essas informações já estavam sendo alimentadas por nossas equipes no portal, apenas decidimos criar essa aba específica para que ficasse mais fácil  à população, imprensa e demais segmentos da sociedade acompanharem a execução orçamentária da Prefeitura neste período”, explicou.

Atualização da Informação– Para que a aba seja atualizada com agilidade e eficiência, a Secretaria de Transparência Pública e a Controladoria Geral do Município emitiram o Ofício – Conjunto e Circular GS/CGM nº 001/2020 com a orientação de que todas as secretarias da gestão estejam atentas às informações relativas à execução da despesa e à receita, para que sejam divulgadas no Portal da Transparência.