Prefeitura dá início à formação do Brasil Alfabetizado, nesta sexta

Por - em 20

Começa nesta sexta-feira (4) a formação dos professores integrantes do Programa Brasil Alfabetizado, uma ação do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) que é desenvolvida pela sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) do município. A formação será realizada no período de 4 a 12 de janeiro, nos turnos da manhã e tarde, reunindo 106 alfabetizadores e sete coordenadores do Programa no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), no anexo da avenida Epitácio Pessoa.

As aulas do Brasil Alfabetizado estão para começar no dia 14 de janeiro e o período segue até 14 de setembro. A Sedec promoverá a capacitação para que os professores e coordenadores tenham uma orientação adequada sobre o processo de educação de um público específico, discutindo metodologias, temáticas e avaliações. Durante a formação haverá apresentação dos coordenadores por turma e orientações gerais como o preenchimento da freqüência, ficha cognitiva, ficha de reflexão da prática educativa e calendário da formação continuada, além da entrega dos kits pedagógicos a cada professor.

Na abertura será apresentado o histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos dias seguintes haverá a abordagem das temáticas ‘Perfil dos Educandos e dos Educadores’, ‘Abordagem Sócio-Cultural’, ‘Vida e Histórias Pedagógicas de Paulo Freire’, ‘O ABC do Método’, ‘Vivência do Método’, ‘Educação Matemática’, ‘Direitos Humanos e Cidadania’, ‘Alfabetização e Mundos do Trabalho’, ‘O Planejamento de Ensino’, ‘A Avaliação de Aprendizagem’, ‘A Visita Turística e Cultural’.

O que é – O Programa Brasil Alfabetizado representa uma porta de entrada na cidadania, articulado diretamente com o aumento da escolarização de jovens e adultos e promovendo o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida. O professor recebe uma bolsa-salário de R$ 200,00 e cada coordenador R$ 300,00.

Este ano serão 106 turmas espalhadas pelas diversas regiões de João Pessoa. A Sedec realizou acordos com organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, escolas, igrejas e outras secretarias da Prefeitura que cederam os espaços para as aulas. Os horários das turmas serão realizados de acordo com o interesse de cadastramento dos alunos interessados.

Cada aluno acima de 15 anos pode se inscrever no Programa. Serão oito meses consecutivos de aula, com direito à carteira de estudante, merenda escolar, material didático e livros. A Prefeitura de João Pessoa coordena o Programa e realiza a Formação dos Professores, que prossegue continuadamente durante todo o ano.