Prefeitura dá início ao Plano Verão de Combate à Dengue

Por - em 25

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza próxima sexta-feira (8), uma ação de conscientização no Parque Sólon de Lucena para dar início ao Plano Verão de Combate à Dengue. Durante toda a manhã, agentes da Vigilância Ambiental vão percorrer a região da Lagoa e Ponto de Cem Réis em busca de possíveis focos, aplicando inseticida, fumacê e distribuindo material educativo com a população.

O calendário de atividades do Plano Verão de Combate à Dengue prossegue durante todo o mês de outubro com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti durante a época do ano em que ele tem mais incidência, por conta do clima quente e úmido, aliado ao aumento das chuvas.

Na tenda montada na área da Lagoa, a população poderá tirar dúvida sobre prevenção e do tratamento contra dengue, leishmaniose e leptospirose. De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonozes, Djanira Lucena, o trabalho de prevenção dessas doenças pode e deve ocorrer em conjunto.

“Tanto a dengue, quanto a leishmaniose e leptospirose possuem condições semelhantes de proliferação e contágio, que é água parada”, afirmou Djanira, lembrando que na ocasião também será realizado um trabalho de conscientização sobre armazenamento e conservação de água. Além do material educativo, serão distribuídos com a população frascos de hipoclorito de sódio, que adicionado à água, serve para desinfetar frutas e verduras.

Durante o restante do mês, diversos bairros da Capital vão receber as equipes da Vigilância Ambiental com trabalho educativo e ações de prevenção, além do trabalho que já é realizado diariamente em João Pessoa.