Prefeitura de João Pessoa entrega livros paradidáticos nas creches e escolas

Por Alexandre Quintans - em 188

Os livros paradidáticos e literários são verdadeiras fontes para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. Foi pensando nisso que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), iniciou na manhã desta terça-feira (17) a entrega de 157 mil livros nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), escola de educação infantil e Ensino Fundamental I e II, estimulando o hábito pela leitura. A entrega teve início no Crei Arlete de Almeida Nunes, no bairro do Geisel, que atende 200 crianças com até cinco anos de idade.

A Educação Infantil do município recebe mais de 280 títulos, um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões que irá beneficiar mais de 60 mil alunos. “Esse livros paradidáticos e literários, que são de extrema qualidade, são verdadeiras fontes de conhecimento que vêm enriquecer esse trabalho que já é realizado pela Secretaria de Educação. Estamos levando conhecimento para cerca de milhares de crianças e adolescentes”, disse a secretária Edilma da Costa Freire.

Os livros são específicos para cada faixa etária e elaborados com diversos materiais: de pano que viram fantoche, impermeáveis e flutuantes, para que a criança possa manusear durante o banho, e 3D. Todos eles favorecem um mundo de brincadeiras e ajudam a criança a desenvolver a linguagem oral, a criatividade e o processo de leitura.

Entre os exemplares tem contos, fábulas, livros de aventura e infantis que trabalham uma proposta de, além de incentivar a leitura, desperta na criança o desejo por esse mundo encantado.

Apesar da determinação do fechamento das escolas e creches a partir desta quarta (18) até o dia 18 de abril, em prevenção das crianças ao Coronavírus, o material paradidático poderá ser utilizado pelos alunos no retorno das atividades escolares.