Prefeitura de João Pessoa entrega títulos de posse a 79 famílias da Comunidade Vila Mangueira

Por Flávio Asevêdo - em 1884

Depois superar a marca de 6,6 mil unidades habitacionais entregues desde 2013, o maior programa habitacional da história de João Pessoa avança também com o Programa de Regularização Fundiária, beneficiando a mais de 4,8 mil pessoas. Na manhã deste sábado (10), o prefeito Luciano Cartaxo entregou a titularidade de propriedade dos imóveis a 79 famílias moradoras da Comunidade Vila Mangueira, em Mangabeira, garantindo a mais de 316 pessoas, a segurança e tranquilidade de viverem em lares que estão oficialmente em seus nomes.

Desde 2013, a regularização fundiária realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa  (PMJP) já beneficiou 1.209 famílias, contribuindo, junto à entrega de mais de 6,6 mil casas, para a redução do déficit habitacional na Capital Paraibana. Dentre entrega de casas e regularização fundiária, a atual gestão já beneficiou a mais de 31 mil pessoas através da Secretaria de Habitação Social (Semahb). A entrega dos títulos nesta manhã era uma demanda do Orçamento Participativo  (OP).

“A gestão prioriza o olhar para as pessoas, por isso não importa o valor da obra, mas o impacto da nossa ação na vida das pessoas. Vamos chegar a 7 mil casas entregues mas também olhamos para as pessoas que moram há muito tempo em um local, sabem que construíram essas casas, mas continuam com aquela dúvida, incerteza da posse do lar. Então hoje é um dia especial, de uma luta de 30 anos e que foi vitoriosa pois estamos dando a garantia de que estes patrimônios são de fato deles.

A comunidade Vila Mangueira existe há 30 anos e somente agora os moradores recebem os títulos de posse de suas casas. A professora universitária Maria Amélia Teixeira, uma das moradoras, agradeceu ao prefeito Luciano Cartaxo pela iniciativa. “Esta é a realização de um grande sonho. Agora podemos dizer que a casa é nossa de fato e de direito. Foi aqui que nasci, cresci, estudei e me formei e dá muito orgulho de ver no rostinho de cada um aqui a felicidade, pois o prefeito Luciano Cartaxo teve o comprometimento de resolver este nosso problema”, afirmou.

O Programa de Regularização Fundiária já garantiu os títulos a 843 famílias do Gervásio Maia, a 194 famílias do Condomínio Paulo Afonso, em Jaguaribe, a 822 famílias da comunidade Taipa, a 11 famílias moradoras de terrenos no bairro do Cristo. Outros 363 títulos estão em andamento para serem entregues na Comunidade Nova Esperança, no Padre Zé e no Timbó. A Prefeitura faz todo o trabalho de geoprocessamento das casas, reuniões periódicas, entrevistas para entregar os títulos regularizados em cartório de forma definitiva.