Prefeitura de João Pessoa lança Cartilha sobre Arquivo Central

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A Prefeitura Municipal de João Pessoa lançou nesta terça-feira (26) a Cartilha sobre o Arquivo Central da administração da capital. A solenidade de lançamento aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou com a participação do vice-prefeito, Luciano Agra.

“O lançamento da Cartilha marca um novo momento para o Arquivo Central de João Pessoa e faz parte de um projeto em que pretendemos melhorar cada vez mais o acesso ao nosso acervo, não só por parte dos próprios servidores públicos como também de pesquisadores, estudiosos e a população em geral”, disse.

O vice-prefeito também lembrou que a produção do material e as melhorias realizadas no Arquivo na primeira e atual gestão do prefeito Ricardo Coutinho fazem parte de uma proposta de contribuir para uma melhor preservação dos documentos oficiais e históricos da cidade de João Pessoa. “São documentos de uma importância e valor extremo, que fazem parte da história da nossa cidade e que precisam ser preservados, como estão sendo desde o início da gestão do nosso prefeito”, completou.

História – A Cartilha, disponível para os servidores do município e para a população em geral, contém informações sobre a importância do Arquivo Geral da Prefeitura, e quais os procedimentos e ferramentas disponíveis do setor para o acesso aos documentos. “A cartilha foi criada para facilitar ao acesso ao arquivo de maneira mais rápida e segura, até porque o que temos representa a memória e a identidade cultural do município”, destacou também a coordenadora do Arquivo Central, Aurora Maia Dantas.

Acervo – Segundo a coordenadora, a partir do começo da gestão do prefeito Ricardo Coutinho, foi iniciado todo um trabalho de organização e preservação dos documentos referentes à administração da capital. Os documentos foram devidamente arquivados e hoje são manuseados com o devido cuidado por parte de toda a equipe do arquivo para garantir uma melhor conservação do acervo.

O Arquivo Central da PMJP, ligado diretamente à Secretaria de Administração (Sead), contém documentos referentes a todas as secretarias e órgãos da gestão municipal. São documentos de valor fiscal, legal, alguns com consulta restrita ao público e outros que contam fases da história de João Pessoa como, por exemplo, processos de áreas de construção da capital do ano de 1924.