Prefeitura de João Pessoa promove Encontro Estadual das Cidadãs Positivas

Por - em 43

Discutir a qualidade de vida e a assistência às mulheres que convivem com HIV Aids em João Pessoa serão os dois principais pontos debatidos durante a sexta edição do Encontro Estadual das Cidadãs Positivas, que ocorre nesta terça-feira (3), no Centro de Formados de Recursos Humanos (Cefor). A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e ocorrerá das 8h às 17h.

“Este ano, debateremos a questão do cuidado nas USFs e a inserção das mulheres vivendo com HIV no mercado do trabalho”, disse Roberto Maia, coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo ele, o objetivo é buscar políticas públicas para essas mulheres, promovendo a cidadania, a autoestima e a adesão ao tratamento do antiretroviral. Ele lembrou ainda que, no ano passado, houve uma parceria com Secretaria de Habitação, por meio da qual foram conseguidas 30 casas para as mulheres vivendo com o vírus.

Durante o evento serão realizadas duas mesas: uma pela manhã, discutindo o cuidado integral às mulheres nesta condição, e outra à tarde, avaliando formas de inserção no mercado do trabalho. A estimativa da organização é de que 50 mulheres vivendo com HIV/Aids da Grande João Pessoa participem das atividades durante o dia. O Cefor se situa na Avenida Dom Pedro II, 1.826, Torre.

Lazer – Segundo Maia, durante todo o ano, a SMS realiza ações de incentivo ao lazer das mulheres que convivem com o vírus. “Realizamos passeios, oficinas de autoestima e temos um grupo de adesão que se encontra todos os meses para discutir como está a garantia de vida e a tomada dos medicamentos”, contou.