Prefeitura de João Pessoa realiza ação de saúde e cidadania na Ilha do Bispo

Por Flávio Asevêdo - em 635

www.joaopessoa.pb.gov.br

Os moradores da Ilha do Bispo foram beneficiados, na manhã deste sábado (19) com as ações de saúde e cidadania oferecidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) todos os sábados em comunidades carentes da Capital. As atividades foram realizadas na Associação Comunitária Índio Piragibe, dentro da perspectiva de aproximar a gestão municipal e chegar mais perto de quem mais precisa para garantir uma assistência a esta população.

“A gestão do prefeito Luciano Cartaxo busca humanizar e democratizar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Prefeitura e garantir, por exemplo, mais saúde, educação e habitação de qualidade. Através das ações de saúde e cidadania, nós levamos serviços essenciais aos bairros e ampliamos a assistência em diversos setores. Esse trabalho preventivo que estamos fazendo aqui auxilia e se integra aos serviços que prestamos nos postos de saúde e nas secretarias”, afirmou a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros.

Durante a ação, foi oferecido atendimento médico e saúde bucal, enfermagem, orientação nutricional, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, fisioterapia, auricoloterapia, argiloterapia, ventosas, embelezamento e serviços sociais. O evento também contou com atrações culturais da própria comunidade, como os grupos Ciranda de Dona Teca e Orquestra Gabiarra de Ferro. A Secretaria de Saúde estava também com técnicos da Ouvidoria Setorial de Saúde, abrindo um canal de comunicação direta com a população para ouvir sugestões, elogios, esclarecimentos, denúncias e reclamações.

A ação é realizada pelas Secretarias de Saúde (SMS) e Semhab (Habitação), com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Defesa Civil, entre outras.

Promoção à saúde – Neste ano, a PMJP já realizou oito ações de saúde e cidadania. Ao todo, desde o início do projeto, em 2017, o governo municipal já levou serviços a 36 comunidades, com a finalidade de aproximar da população os serviços oferecidos por diversas secretarias.