Prefeitura de JP apoia combate a obstrução do passeio público

Por - em 69

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participou de uma operação da Polícia Militar da Paraíba realizada na noite desta quinta-feira (3) nos arredores o Terminal de Integração, no Varadouro. A ação ocorreu de forma pacífica e contou com o apoio de quem diariamente passa pelo local. A medida foi para apurar inúmeras denuncias recebidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) sobre a obstrução do passeio público provocada pelo comércio irregular.

A PM foi ao local apurar indícios de que a área estaria sendo usada como ponto de distribuição de drogas, prostituição e aliciamento de menores. Aproximadamente 50 homens da PM integraram a ação que ocorreu sem problemas e recebeu o apoio de transeuntes. “Estamos precisando mesmo de uma intervenção aqui. O Terminal é hoje um lugar perigoso demais principalmente durante a noite”, avalia a assistente administrativa Daniely Lima, que trabalha em Rio Tinto e diariamente passa pelo local.

“A Sedurb tem registrado uma grande demanda sobre os problemas causados pelo comércio irregular que se instalou na região. Por meio das redes sociais, e-mails e telefone, a sociedade pediu a atuação do poder municipal para reordenar o espaço localizado entre o Terminal de Integração, Terminal Rodoviário, Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV) e Mercado Modelo”, explicou o secretário da Sedurb,  Lucius Fabiani.

Na ação desta quinta-feira, a presença da Polícia Militar garantiu que os agentes pudessem atuar sem enfrentar resistência dos ambulantes. “Foi uma ação de rotina que contou com a participação de vários órgãos. A fiscalização na cidade vai continuar normalmente”, esclarece Lucius Fabiani.

A operação ainda foi apoiada pela STTrans, que organizou o trânsito no local, e Guarda Municipal, que auxiliou na segurança. O Conselho Tutelar Norte também enviou uma equipe para o caso de envolvimento de menores em atividades irregulares. Já a Secretarias de Meio Ambiente (Semam) estendeu a Operação Sossego aos comerciantes instalados no Varadouro. Do mesmo modo, as secretarias de Comunicação (Secom) e Saúde fizeram parte da ação, bem como a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que realizou a limpeza das ruas do entorno do Terminal.