Prefeitura discute aumento de ações para prevenção e combate a dengue

Por - em 50

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende ampliar as ações contra dengue em 2012. Propostas como ampliação de capacitação e busca de novos parceiros serão apresentadas durante a Oficina de Planejamento Intersetorial, que será realizada na quarta-feira (9), no Centro de Formação de Profissionais (Cefor), na Avenida José Américo de Almeida, a partir das 8h.

De acordo com Talita Tavares, diretora de Vigilância em Saúde, além de estabelecer ações para o próximo ano, a SMS está preparando ações para prevenir um aumento nas notificações de casos de dengue nos próximos meses, com a chegada da estação quente. “Com a proximidade do verão e as chuvas constantes, o ambiente fica propício à proliferação do mosquito da dengue. Dessa forma as ações de prevenção são os itens mais importantes do plano de ações do município de João Pessoa”, destacou Talita.

Talita ressaltou que a SMS está ampliando a atenção com o mosquito transmissor da doença e planejando a capacitação de profissionais durante a oficina. “Preparando-se para o período crítico que está por vir, teremos mais de 70 profissionais participando da oficina. Além de tratar dos assuntos da dengue, o evento também terá seus encaminhamentos e pactuações colocadas no Plano de Contingência da dengue 2012”, afirmou a diretora.

Debate – Na oficina serão debatidas ações como a proposta na Lei Municipal Nº. 12.192, de 15 de Setembro de 2011, que institui a campanha permanente de orientação, conscientização, combate e prevenção da dengue nas escolas municipais junto a vários setores e atores da gestão e comunidade.

A Lei prevê que a campanha deverá informar aos alunos sobre a importância da prevenção da dengue, os riscos e conscientizá-las a respeito da necessidade do combate ao foco durante todo o ano, tornando-os orientadores do assunto em seus lares e comunidades. Para isso, o estabelecimento da forma e do conteúdo da campanha ficarão a critério dos órgãos municipais competentes e será regulamentado por decreto.