Prefeitura de JP é convidada para o 1º Seminário de Moda

Por - em 16

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participou do 1º Seminário de Moda, realizado pelo Ministério da Cultura, no início da semana, em Salvador. A Capital paraibana foi convidada por ser pioneira em adotar políticas públicas de moda como um caminho para inclusão social, através do Centro Vocacional Tecnológico, a Estação da Moda, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), que treina, qualifica e aperfeiçoa alunos com idade acima dos 16 anos para a área.

Segundo o diretor da Estação da Moda, Romero Sousa, que representou a PMJP no evento, o projeto pioneiro tem colaborado para que a região Nordeste ganhe visibilidade junto ao Governo Federal. De acordo com o ele, dos 15 representantes escolhidos para comissão que vai criar diretrizes para ações sociais através da moda, cinco são nordestinos. Desde que a moda passou a ser contemplada pelo Ministério da Cultura como uma arte, João Pessoa ganhou destaque nacional por ser a única gestão municipal que possui ações de educação e qualificação profissional na área, completou Romero Sousa.

Cursos oferecidos – Em três anos, a Estação da Moda já qualificou 700 pessoas. São 11 cursos oferecidos que funcionam em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), nos segmentos que vão desde costura industrial à criação de figurinos. A duração dos cursos é de aproximadamente um mês. As peças produzidas são doadas à entidades filantrópicas.

As aulas são gratuitas e realizadas de segunda à sexta-feira, com turmas pela manhã e tarde. A partir da próxima terça -feira (5) estarão abertas as inscrições para o curso de operador de máquinas. Os interessados devem comparecer a sede da Estação da Moda, na Rua Rosário di Lorenzo, s/n, Varadouro. Informações pelo telefone 3218-6101.