Prefeitura de JP inicia demolição de parte do Mercado da Torre

Por - em 27

O trabalho de reforma do Mercado da Torre está ganhando impulso esta semana com o início da demolição de parte do equipamento que passará por uma reforma total até 2012. A estrutura do mercado, que fica na Rua Feliciano Dourado, começou a ser destruída depois que os comerciantes foram relocados para áreas provisórias. A obra conta com investimento de mais de R$ 6 milhões e tem previsão de entrega em 18 meses.

No local serão construídos novos boxes para atender aproximadamente 60 comerciantes de frutas e verduras. Esta é a primeira parte da obra, que deve ser realizada em cinco etapas por causa do trabalho de relocação. Os comerciantes estão sendo instalados em áreas anexas ao equipamento nas avenidas Barão de Mamanguape e Caetano Filgueiras no intuito de não interromper suas atividades enquanto durar a obra. Apesar disso, todo investimento foi licitado de uma única vez, o que permite mais agilidade aos trabalhos.

O mercado possui uma área total de 5 mil metros quadrados e abriga atualmente 255 boxes. Os trabalhos de reforma estão sendo coordenados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com as secretarias de Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que já cadastrou 240 comerciantes para o novo mercado. A autorização para o início das obras no local foi assinada pelo prefeito Luciano Agra no dia 28 de março.

Relocação – Para garantir o comércio no Mercado da Torre durante os trabalhos, os comerciantes serão transferidos para construções provisórias localizadas em áreas adjacentes ao equipamento. Eles comercializam vários tipos de produtos, mas, com o novo projeto, a divisão interna no mercado ocorrerá por setores, separando os boxes de frutas, carnes e derivados do leite.

 

Nova estrutura – O local também ganhará uma praça de alimentação, um novo sistema de drenagem, rede de esgoto, iluminação, sistema próprio de abastecimento de água, além de uma Estação Digital. Esta é a primeira intervenção no Mercado da Torre desde sua inauguração em 30 de novembro de 1962, com uma das feiras livres mais tradicionais de João Pessoa.