Prefeitura de JP oferece curso de Libras para professores

Por - em 44

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está oferecendo curso básico de Libras para os professores da rede. Para participar os professores devem se inscrever na coordenação de Educação Especial através do telefone: 3218.9285 ou pelos e-mails: rosangelafmel@hotmail.com e sandradinizz@hotmail.com . As inscrições começaram nesta segunda-feira (02) e vão até a próxima sexta-feira (6).

Qualquer educador pode participar do curso que tem início no próximo sábado (7), na Escola Matias Freire, no bairro da Torre. As aulas serão ministradas três dias por semana: na segunda e quarta-feira das 19h às 21h30; e no sábado das 8h às 11h30. Serão seis meses de cursos. Uma carga horária de 60hora/aula.

Atendimento – Atualmente, a rede municipal de ensino de João Pessoa conta com 130 alunos surdos distribuídos em sete escolas pólos onde está funcionando o programa “Educação Bilíngüe: fazendo a diferença pelo diferente”. Durante as aulas os alunos têm o intérprete de língua de sinais que faz a tradução dos conteúdos simultaneamente. No horário oposto, os mesmos alunos têm atendimento específico com um professor que trabalha o português como metodologia de segunda língua. As 95 unidades escolares da PMJP aceitam alunos surdos.

 

Todos os anos especialistas como Rosângela Ferreira de Melo, Sandra Diniz, Josimere Araújo dão aulas e palestras durante a formação continuada para professores que trabalham com surdez. Segundo Rosângela Ferreira, essa é a primeira vez que a Sedec, através da coordenação especial realiza um curso básico de libras. “A ideia é que o professor possa se aproximar do aluno favorecendo uma comunicação entre ambos, e com isso possa existir um melhor aprendizado do aluno em sala de aula”, disse.

 

Segue relação das escolas que possuem o programa ‘Educação Bilíngüe’:

 

Escola Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias

 

Escola Leonel Brizola, na Beira Rio

 

Escola Padre Leonel da Franca, no Geisel

 

Escola Zulmira de Novaes, em Cruz das Armas

 

Escola João Santa Cruz, bairro dos Novaes

 

Escola Índio Piragibe, em Mangabeira

 

Escola Durmeval Trigueiro Mendes, no Cristo