Prefeitura de JP realiza ‘3ª Tenda da Cultura’ pelos 21 anos do Eca

Por - em 23

A prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do Centro Livre Meninada, Núcleo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil  (Peti), realiza nesta quarta-feira (13), a partir das 14h, a ‘3ª Tenda da Cultura’, no  Mercado de Jaguaribe. O evento faz parte das várias atividades da gestão municipal, via Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), que irão marcar o aniversário  de 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Criado há três anos, o projeto Tenda da Cultura, de acordo com informações de Catarina Arruda, coordenadora do Centro Livre Meninada, objetiva levar atividades de arte, cultura, lazer e recreação à garotada das comunidades da cidade, sobretudo nas periferias. Na programação desta quarta-feira, irão se apresentar os grupos de Rap, Hip Hop e Percussão do Centro Livre Meninada, formado por crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 16 anos.

Na ocasião haverá a solenidade de inauguração da barraca com exposição e venda dos produtos artesanais produzidos pelas mães da criançada do Peti, na oficina de reciclagem que funciona no Núcleo, dentro do Projeto Ambiental ECO-AR Jaguaribe. Também serão realizadas oficinas de Pipa, Desenho e Percussão, sob a coordenação dos educadores Sandro Márcio Xavier , Ana Flávia dos Santos,  Mariana Lígia, Guto (Hip Hop) e Charlie Brawn (percussão).

Catarina lembra que a articulação da 3ª Tenda da Cultura está contando com o apoio da Sedurb. “A grande meta deste nosso projeto é chamar a atenção dos freqüentadores da feira livre, que o ambiente da criança é onde tem educação e lazer e não o trabalho infantil”, define. A Tenda Cultural antecipa a realização do 1º Seminário  Feira Livre da Exploração do Trabalho Infantil, na próxima semana. As duas últimas tendas ocorreram nas comunidades Paulo Afonso (Monte Cassino) e Renascer, no Varadouro.