Prefeitura de JP realiza ação social em comunidade de Cruz das Armas

Por - em 96

Durante os próximos trinta dias, equipes de vários órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estarão trabalhando numa ação dentro da comunidade Lagoa Antônio Lins, no bairro de Cruz das Armas, para evitar alagamentos e problemas de saúde decorrentes das chuvas. Será realizada a retirada de lixo no entorno da comunidade, eliminação de depósitos de entulhos, desobstrução de 19 galerias, limpeza da vegetação aquática, vacinação de animação de animais e ações de combate à dengue.

“Esta é uma ação conjunta da PMJP que é parte do atendimento social realizado permanentemente com a Defesa Civil e estamos contando com o apoio de outras secretarias durante este período”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira. Desde a manhã desta segunda-feira (18), cerca de 50 homens já estão trabalhando na limpeza do local.

De acordo com Giovanny de Sousa Lima, coordenador do departamento de Educação Ambiental, foram identificados na comunidade problemas como acúmulo de entulhos e materiais recicláveis próximo às casas e fixados às margens da lagoa, bueiros entupidos e proliferação de ratos e mosquitos.

“Nosso objetivo é minimizar os prejuízos para as famílias da comunidade, evitando a transferência das famílias para o Centro de Referência da Cidadania por causa de alagamentos. A limpeza aqui é fundamental porque todos os dejetos da comunidade vão para esta lagoa, provocando até problemas de saúde para os moradores.”, explicou. Ele destacou outra ação como esta foi realizada há um ano e meio na comunidade, mas é necessário a conscientização dos moradores em relação ao acúmulo de lixo na região.

Comunidade aprova – Segundo Giovanny, atualmente vivem aproximadamente 800 pessoas em 130 moradias na comunidade Lagoa Antônio Lins. Para uma das moradoras mais antigas, Leda Vieira, a ação da PMJP será importante para a comunidade. “Acredito que vai nos ajudar muito, mas sabemos que será preciso a nossa colaboração”, disse. Assim como ela, a dona de casa Jandaí Antônia Silvestre tem boas expectativas. “Quando chove a situação sempre piora e todas as casas ficam alagadas, mas estou confiante que este trabalho possa melhorar as condições da gente”, contou.

Parceria – Além da Sedes, estão participando da ação a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Saúde (SMS). A PMJP conta também com a parceria do Governo do Estado, através da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e de órgãos federais como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

Defesa Civil continua monitorando áreas de risco – A Defesa Civil (Comdec) continua monitorando as áreas de risco da Capital durante esta semana. Desde a última terça-feira, equipes estão trabalhando na retirada de vegetação aquática com uma escavadeira hidráulica para evitar alagamentos decorrentes das chuvas. De acordo com Noé Estrela, coordenador do órgão, o trabalho na comunidade deve continuar durante os próximos dias. “Vamos fazer a limpeza até chegar às comunidade próximas à Beira Rio e também no Bairro São José”, disse.

A Comdec não registrou ocorrências durante o final de semana, mas em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana. A chamada é gratuita.

Chuvas devem continuar na Capital – Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo estará nublado e chuvoso nesta segunda-feira (18) em João Pessoa, registrando temperatura mínima de 22° e máxima de 29°. Na terça (19) e quarta-feira (20), as chuvas devem continuar e o céu permanecerá nublado, também com a temperatura variando de 22° a 29°.