PMJP realiza encontro Regional de Gestores de Assistência Social

Por - em 51

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) promove a partir desta quarta-feira (9) o Encontro Regional dos Gestores Municipais de Assistência Social do Nordeste – (Coegemas), através da sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social – (Coegemas). O evento acontece às 19 horas, no Hotel Caiçara, em Tambaú.

A secretária Nacional da Assistência Social, Denise Colin, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), fará a Palestra Magna abordando o tema: ‘Entre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Plano Brasil Sem Miséria: Municípios Pactuando Caminhos Intersetoriais’. Cerca de 400 gestores da Assistência Social da Paraíba e demais estados nordestino confirmaram presença. A atividade está sendo realizado pela primeira vez em João Pessoa.

Durante dois dias, gestores regionais e nacionais discutirão temas envolvendo os aspectos conceituais da Assistência Social, os determinantes estruturais da pobreza e o Plano Brasil Sem Miséria, sob os eixos da garantia de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos na perspectiva do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

O painel: “Os Desafios Municipais à gestão descentralizada do Suas na Perspectiva do Plano Brasil Sem Miséria”,  irá desencadear o debate sobre o papel estratégico da política pública de Assistência social na busca ativa e no acompanhamento familiar; a intersetorialidade no desenvolvimento das políticas e programas de enfrentamento à pobreza.

A presidente do Coegemas/Pb, Lúcia de Fátima Batista de Almeida Chagas, considerou o encontro de grande importância para a política da assistência social do Estado. Um momento bastante esperado, segundo ela, será a apresentação do mapeamento do co-financiamento do Estado, Região, MDS e o Fórum Nacional de Secretários (as) do Estado e Assistência Social (Fonseas), que oferecerá elementos teóricos à reflexão e formulação da gestão no âmbito Municipal.

O evento tem encerramento previsto na quinta-feira, 10, às 18 horas, O Hotel Caiçara fica localizado na Avenida Olinda, 235, em Tambau.

Serviço:

Programação:

09/11/11 (Quarta-feira)

14h – Credenciamento

19h – Cerimônia de Abertura

21h – Confraternização

10/11/11 (quinta-feira)

9h – Painel: “Os desafios municipais à Gestão Descentralizada do Suas na perspectiva do Plano Brasil Sem Miséria”.