Prefeitura de JP realiza Feira de Mulheres Empreendedoras

Por - em 26

Bonecas de pano, flores de pêlo de coco, medicamentos fitoterápicos e até fogão solar. A feira “Mulheres Empreendedoras em Movimento” tem de tudo um pouco. Realizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), a feira acontece dentro da programação do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres, em duas etapas: nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), no Ponto de Cem Réis, e nos dias 18 e 19, no Busto de Tamandaré.
No total, cerca de 200 mulheres estarão mostrando seus talentos durante estes quatro dias.

“Como são muitas artesãs, dividimos a feira em dois grupos: um que está expondo no Centro da cidade e outro que mostrará seus produtos na praia de Tambaú”, explicou Lúcia Silva, coordenadora do evento. De acordo com ela, a maioria das artesãs convidadas participa de algum programa governamental e tem cadastro na Secretaria das Mulheres.

Novidade da feira – o fogão solar fabricado por um grupo de mulheres de Gramame é uma das novidades da feira, segundo Lúcia Silva. Desenvolvido em parceria com a PMJP, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Gramame e a ONG Escola Viva Olho do Tempo (Evote), o fogão é uma alternativa para cozinhar de forma barata e ecológica. “Eu já cozinhei nele e comprovo que é bom”, afirmou Maria José de Figueiredo, a vendedora.

A feira tem ainda artigos de decoração inovadores, como as rosas de pêlo de coco confeccionadas pela artesã Marilene da Conceição, de Lucena. A técnica desenvolvida por ela, consta de lavar os pêlos no cloro, escovar, colocar em água com cola branca e montar as pétalas. Os caules são feitos com o mesmo capim usado para fazer gaiolas. “É a primeira vez que participo de uma feira. Espero ir a outras”, disse empolgada.

Artesanato e música – além de estimular o artesanato produzido por paraibanas, a Feira de Artesanato também brinda os participantes e visitantes com outros tipos de arte. No primeiro dia, houve apresentações de Cida Alves (voz e violão) e do grupo Soluar (teatro). Nesta quinta (17), será a vez de Nina (voz e violão) e Laura Moreno (dança), às 15h.

Feira na praia – A feira “Mulheres Empreendedoras em Movimento” vai estar na praia de Tambaú, nos dias 18 e 19. Os shows acontecem com Mulheres Cordelistas, Penha Cirandeira e Dança Circular, na sexta, e Regina Limeira e Oitavas do Choro, no sábado. “A programação do mês dedicado às mulheres está tendo uma participação bastante ativa, com o engajamento não só das servidoras municipais como da população como um todo. Está sendo um sucesso”, avaliou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes.