Prefeitura de JP resgata obra histórica do Mercado de Cruz das Armas

Por - em 46

Em ação promovida pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac), a Prefeitura de João Pessoa realiza a restauração do silhar do Mercado Público Sindolpho Freire, localizado no bairro de Cruz das Armas. Os trabalhos começaram no dia 1º de março, se estendendo pelos próximos quatro meses, sob a coordenação de Piedade Farias e Sóter Carrero, técnicos da Copac.

O silhar, conjunto de cerâmicas que cobre a parede desde sua base até o teto, foi pintado pela artista plástica pernambucana Sylvia Barreto e reveste, desde 1963, uma das paredes do Mercado Público Sindolpho Freire. A obra tem 1.118 peças e 31m², representando uma cena rural através de atividades cotidianas ligadas à cultura da cana-de-açúcar.

Ao longo do tempo, o silhar sofreu danos e precisava de reparos, que só estavam esperando a reforma do Mercado Público para serem realizados. Será feita a limpeza e a reconstituição de partes faltantes, além da restauração das cores originais da obra.

A placa inaugural do Mercado também foi restaurada pela mesma equipe, composta, em sua maioria, por ex-alunos da Oficina-Escola de João Pessoa.