Prefeitura debate ações de saúde na V Oficina da Rede Escola

Por - em 37

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa está participando da V Oficina da Rede Escola, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que conta com a presença de professores da rede de ensino superior e profissionais que atuam na rede municipal de saúde. O evento foi aberto na terça-feira (13), no Centro de Ciências de Saúde, e será encerrado nesta quarta (14).

Durante os dois dias da oficina, os temas debatidos são a pesquisa no Sistema Único de Saúde (SUS), residência e internato em medicina e a formação de profissionais para atuarem no sistema público. Além dos debates, serão apresentados os dados referentes a 2011 e o planejamento para 2012.

A secretária de Saúde, Roseana Meira, participou da mesa de abertura e reforçou a parceira com os centros de ensino de saúde.   “É importante estimular esses profissionais que estão se formando e trazê-los para o serviço público”, disse a secretária. Ela também destacou a dificuldade de conseguir fixar profissionais de saúde nas unidades de atenção básica e a necessidade de mais encontros como a V Oficina.

Rede Escola de João Pessoa – Foi implantada em 2005 e tem como objetivo estabelecer uma interação entre a universidade e o serviço público na qualificação do cuidado à saúde. Em dezembro de 2009 foi assinado um convênio que instituiu a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e instituições privadas de ensino, possibilitando a atuação dos alunos residentes nos serviços de saúde do município.