Prefeitura define últimos detalhes da Romaria da Penha, nesta terça

Por - em 28

Representantes de várias secretarias da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) se reúnem nesta terça-feira (21), às 15h, no Paço Municipal, para acertar os últimos detalhes sobre a Romaria de Nossa Senhora da Penha. O evento, que acontece sempre no último final de semana de novembro, é organizado pela Arquidiocese da Paraíba. Mais de 100 mil pessoas devem participar do cortejo este ano.

A reunião desta terça-feira vai contar com a presença de pelo menos oito secretarias do Governo Municipal, mas um outro encontro prévio já foi realizado para discutir o apoio da PMJP. Este ano, a romaria tem como tema ‘Com Maria, acolhemos a palavra e acolhemos a vida’.

A romaria está programada para sair às 22h do sábado, 29 de novembro, da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, Centro da Capital. A chegada da imagem de Nossa Senhora no Santuário da Penha deve acontecer por volta das 5h do dia 30. São mais de sete horas de muita caminhada e fé, o que corresponde a 14 quilômetros. No encerramento, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, vai celebrar uma missa campal.

O cortejo dos romeiros com a santa no andor começa na Igreja de Lourdes e faz o seguinte percurso: Avenida João Machado, depois Avenida Pedro II; trevo universitário e Avenida Expressa Padre Zé (em frente ao Campus I da Universidade Federal da Paraíba-UFPB); Avenida Sérgio Guerra (principal do Bancários); contorno da entrada do Bairro de Mangabeira e, finalmente, Avenida Hilton Souto Maior (Estrada da Penha).

Nos três dias que antecedem a romaria, é realizado no santuário o ‘Tríduo’. Este ano, ele acontece na quarta-feira (26), quinta-feira (27) e sexta-feira (28), com missas noturnas, além de uma mini-procissão de cerca de 400 metros de percurso. No sábado (29), por volta das 17h, será realizada a carreata, que conduzirá a santa no andor até a Igreja de Lourdes.

Uma das novidades do evento este ano acontece ao longo da semana da festividade. Trata-se da apresentação do documentário ‘Senhora da Penha’, que será lançado pela Comunidade Consolação Misericordiosa, do Castelo Branco. A festa da Penha acontece há 245 anos. Porém, não se sabe precisamente há quanto tempo a romaria em si é realizada. Estima-se que ela tenha mais de um século.