Prefeitura desobstrui galerias pluviais para evitar alagamentos

Por - em 30

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua diretoria de Manutenção, iniciou um planejamento para minimizar os efeitos nocivos das chuvas no período de inverno. Cerca de 70 homens estão concentrados nos serviços de limpeza de galerias para evitar a obstrução da passagem da água e dos alagamentos em toda a cidade.

A diretora de Manutenção, Vânia Franca, explica que esses serviços são feitos rotineiramente, porém recebe um reforço no período chuvoso, a exemplo dos últimos dias, quando ocorreram chuvas intensas. Nos dias de sol são executados outros serviços, como recuperação de pavimento, conserto de tampões de galerias, meio fios, entre outros.

Ela chama atenção para a importância da população contribuir com a administração pública no sentido de evitar jogar lixo na rua, bem como denunciar a retirada de tampas de concreto e grelhas de ferro das galerias. Diariamente os funcionários da Seinfra encontram dentro das galerias guarda-sol, televisão, animais mortos, mas, principalmente, descartáveis. “No período de chuvas todo esse lixo é carreado para as galerias, obstruindo a passagem da água. Naqueles pontos nos quais não há tampa de concreto ou grelhas o lixo passa a obstruir o tubo interno, o que aumenta o tempo e a dificuldade para a limpeza do equipamento”, explica.

Outro apelo é dirigido aos motoristas. É preciso evitar estacionar ou passar por cima das tampas de concreto e das grelhas. “Esse material não suporta o peso de um veículo e se quebra causando prejuízo para toda a população, que no final é quem sofre com o acúmulo de lixo, alagamentos e com os custos da reposição do equipamento”, alertou. A Seinfra disponibiliza a população o número 3214 7216 para solicitação de serviços ou denúncias.