Prefeitura desratiza orla da Capital desde Gramame até praia do Bessa

Por - em 44

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem realizando esta semana a desratização na orla de João Pessoa. Ao todo, 30 técnicos estão desde a segunda-feira (17) utilizando raticidas na faixa de praia que vai de Barra de Gramame até o final do Bessa. Essa primeira etapa do trabalho termina nesta sexta-feira (21).

Nesta sexta-feira pela manhã, duas equipes estarão trabalhando, uma próximo ao Busto de Tamandaré e outra na praia do Cabo Branco. Os técnicos estão aplicando o raticida nos locais onde há criadouro e nas proximidades dos bares da orla. Em seguida, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) fará o recolhimento dos ratos que morrerem fora de suas tocas.

A gerente de Vigilância Ambiental e do Centro de Zoonoses, Djanira Lucena de Araújo, informou que o aumento de pessoas nas praias e a produção maior de lixo no verão tendem a favorecer o surgimento de roedores nas praias. Por isso, todos os anos a Prefeitura intensifica esse tipo de ação para contribuir com o saneamento da orla. Ela acrescentou que a população e os barraqueiros devem contribuir com a limpeza desses locais, descartando e acondicionando o lixo corretamente.

Segundo ela, a Secretaria de Saúde e a Emlur vêm trabalhando em parceria em ações educativas junto à população e comerciantes no sentido de manter as praias limpas. “O trabalho de desratização acontece regularmente durante o ano, mas no verão as ações educativas e sanitárias serão intensificadas”, concluiu.