Prefeitura discute ampliação de programas que garantem segurança alimentar

Por Max Oliveira - em 302

Conferência_SegurançaAlimentar_foto_CornélioFelipe 039Com o lema ‘Comida de verdade no campo e na cidade’, a programação da 3° Conferência Municipal de Segurança Alimentar segue nesta terça-feira (30) discutindo a implantação e ampliação de projetos que garantem o fornecimento de alimentos para a população carente de João Pessoa. O evento, que foi aberto oficialmente na tarde desta segunda feira (29), no auditório Celso Furtado no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O objetivo central da Conferência é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a soberania alimentar, garantindo assim o direito humano à alimentação. Durante discurso de apresentação para autoridades do poder municipal, estadual e representantes da sociedade civil, a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Marta Moura, destacou a atuação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de João Pessoa (Consea-JP), no desenvolvimento e execução de políticas públicas de alimentação.

Conferência_SegurançaAlimentar_foto_CornélioFelipe 050“São cinco cozinhas comunitárias, com cada uma oferecendo 200 refeições diárias para famílias de João Pessoa em situação de insegurança alimentar. Já nos dois restaurantes populares, em Mangabeira e no Centro, são servidas mais 2400 refeições ao preço simbólico de um real. Além, claro, do Banco de Alimentos que fornece alimentos através de projetos da Conab. Traçar esse diagnóstico, atingir a quem ainda não está dentro dessas políticas e ampliar esses serviços é o nosso grande desafio”, finalizou.

Apresentações culturais – O primeiro dia da Conferência contou ainda com apresentações de grupos de dança e de música do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda. O Centro é uma instituição filantrópica de utilidade pública, sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência, sequelados de acidentes e idosos.

A programação da 3° Conferência Municipal de Segurança Alimentar segue nesta terça-feira, com programação nos turnos manhã e tarde, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe.

Terça-feira (30)

8h15 – Grupos de Trabalho

Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

Eixo 2 – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública.

Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

12h – Almoço

13h30 – Composição da Mesa para Plenário Final

14h – Plenária – Exposição das Propostas e Aprovação.

16h – Encerramento