Prefeitura discute o turismo rural sustentável, em conferência nacional

Por - em 23

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria Executiva de Turismo (Setur), esteve presente na ‘1º Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Solidário’, que desenvolveu o tema ‘Por um Brasil rural com gente: sustentabilidade, inclusão, diversidade, igualdade e solidariedade’. O evento aconteceu esta semana no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE), e teve o objetivo de formular uma política nacional de desenvolvimento sustentável no meio rural. A promoção foi do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), ligado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na Paraíba, os dois produtos que fazem parte do Programa Nacional Turismo Rural com Base na Agricultura Familiar são o Vale do Gramame, com a agricultura de base, trilhas ecológicas e cultura local; e o Cariri, que tem um potencial desenvolvido dentro da agroindústria, na área da caprinovinocultura. Esses produtos estão disponíveis através de um documentário para divulgação no site do Ministério da Agricultura (www.mda.gov.br), e vêm sendo apresentados em feiras e seminários nacionais e internacionais como exemplos que estão dando certo.

A programação foi composta por painéis e oficinas destacando a importância da publicação ‘Caminhos do Brasil Rural’, um roteiro lançado recentemente pelo Ministério do Turismo e MDA. De acordo com Elzário Junior, secretário municipal de Turismo, no próximo mês a publicação e DVD serão lançados na Paraíba. Esta é uma forma de fortalecimento do destino. Temos o apoio importante do Ministério de Desenvolvimento da Agricultura, por meio da Companhia nacional de Abastecimento (Conab) para consolidar esse produto, com o qual estamos trabalhando nesta gestão municipal, comentou o secretário.