Prefeitura discute parcerias com empresa do ramo de supermercados

Por - em 13

O prefeito Luciano Agra recebeu nesta terça-feira (2), juntamente com a secretária de Planejamento (Seplan), Estelizabel Bezerra, os representantes do Grupo Walmart, no gabinete do Paço Municipal, no Centro. O objetivo foi potencializar e estreitar a relação entre as duas instituições, pautando-se num convênio firmado no final do ano passado, que prevê a instalação e o funcionamento de cinco filiais das lojas Bompreço na Capital. “Unimos o setor em que temos maior agilidade àquele em que o grupo é mais eficaz, e assim criamos uma sinergia muito positiva”, ressaltou Luciano Agra.

Na ocasião também foram discutidos novos investimentos do grupo em João Pessoa, firmando compromissos que são coerentes com a expansão da cidade. “Temos um forte relacionamento com João Pessoa, município que sempre foi um grande parceiro”, destacou a coordenadora de Relações Institucionais da Walmart, Maria Luiza de Aquino. Outra parceria destacada por ela é a implantação do programa Clube dos Produtores na Capital, criado pelo grupo empresarial para qualificar o pequeno produtor rural e transformá-lo em um fornecedor direto do grupo.

O programa será benéfico, em boa parte, para os agricultores do Cinturão Verde e da Associação de Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort), entidade formada atualmente por 21 produtores de diversas localidades rurais da região metropolitana pessoense. Segundo Maria Luiza, quando um agricultor faz parte do Clube dos Produtores, ele recebe assistência de um agrônomo especializado, que ensina as melhores técnicas de plantio e gestão de negócios. O produtor tem também a garantia de venda dos seus produtos a um preço justo e correto, eliminando os intermediários da cadeia. O Clube dos Produtores atende a mais de cinco mil famílias. O programa está presente em mais de 270 cidades de nove estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). “Nos próximos anos, será ampliado para outras regiões onde atuamos”, disse Maria Luiza.

Orgânicos – O Cinturão Verde foi a primeira linha de crédito especial criada pelo Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp). Ele é voltado a pequenos produtores e tem como filosofia apoiar apenas atividades ecologicamente sustentáveis.

O programa registra, atualmente, mais de 300 beneficiários diretos, aos quais tem assegurado vários eventos de capacitação, assistência técnica agronômica, zootécnica e gestacional. Além disso, o programa já liberou mais de R$ 1,2 milhão em empréstimos em 315 operações contratadas com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e diretamente com o Empreender-JP.