Prefeitura divulga Capital em feiras internacionais de turismo na Europa

Por - em 18

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) volta a divulgar os atrativos turísticos da cidade na Europa. Em 2008, esse trabalho tem início a partir desta quarta-feira (9), quando uma representação do Governo Municipal visitará feiras internacionais em países como Holanda, Portugal, Dinamarca e Espanha. A idéia é também captar parcerias e investimentos para o setor na Capital paraibana. O município do Conde vai trabalhar juntamente com a PMJP, que será representada pelo secretário executivo de Turismo (Setur), Elzário Junior.

O primeiro destino a ser trabalhado é a Holanda, durante a realização da Feira Internacional Utrecht, que acontece entre os dias 9 e 12 próximos. Depois vem Portugal, onde ocorre a Bolsa de Lisboa, de 16 e 20 de janeiro. Já entre os dias 25 e 27 deste mês, haverá a Feira Internacional da Dinamarca e depois a Feira Internacional de Madri, de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Para estar nesses eventos, as duas cidades contam com o apoio do João Pessoa Convention Bureau que, através da Federação Brasileira e da Embratur, barateou a compra dos espaços de exposição do material promocional.

A participação da Capital acontece através de uma ação cooperada entre as cidades de João Pessoa, Conde, Governo do Estado da Paraíba e Convention Bureau. Nos eventos, um espaço é destinado ao Brasil e nele está inserida a região Nordeste, onde a Comissão de Turismo Integrado (CTI-Nordeste) disponibiliza módulos para apresentação dos Estados, entre eles a Paraíba. Lá, representantes do Governo Municipal trabalharão na distribuição de revistas em três idiomas (português, inglês e espanhol), sacolas com imagens da Capital, DVDs que devem ser distribuídos com agências de viagem, além de material específico para a imprensa.

Na Holanda – A Feira Internacional de Utrecht é o primeiro evento do calendário de feiras internacionais de turismo neste ano. O encontro, que tem o primeiro dia exclusivo para profissionais e os demais com foco no público final, vai até dia 12. A Feira tem 37 anos de tradição e recebe visitação anual de 150 mil pessoas da região que abrange também a Bélgica e Luxemburgo. Esse público aproveita para planejar as férias do ano que se inicia.

Portugal – A Bolsa de Turismo de Lisboa é uma feira reconhecida pela representatividade das entidades expositoras e pelos contatos e negócios que gera. É um evento dirigido aos profissionais da indústria turística dos diversos países participantes e ao público em geral, em sua grande maioria portugueses, que têm interesse sobre o produto turístico brasileiro. Este ano, o encontro completa 20 anos de história e espera a presença de 970 expositores, diretos e indiretos, e a visita de 60 mil pessoas.

Na Paraíba, segundo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (IFEP), 5,92% dos turistas são estrangeiros oriundos da Itália, Alemanha, Portugal, Suíça, Canadá, França, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e África do Sul.

Na Dinamarca
– Outro compromisso da equipe da Setur acontece na Capital Copenhagen, a partir do sábado (25), na Feira Internacional da Dinamarca (Ferie 2007). É a segunda vez que João Pessoa participa do evento na capital dinamarquesa, durante essa nova gestão. A Ferie 2008 deve receber mais de 70 mil visitantes.

Espanha – Logo em seguida, o trabalho de divulgação segue para a Feira de Turismo de Madri, a Fitur, na Espanha, a maior em número de participantes e visitantes. A 28ª edição da Fitur deve contar com a participação de 12 mil expositores e 170 países. A organização espera um aumento de 3% das visitas profissionais, com um total de 150.000 visitantes, 40 mil a mais em relação ao ano de 2007.