Prefeitura divulga programação musical para fim de ano e verão

Por - em 26

A música é o destaque na programação cultural de fim de ano e verão na Capital paraibana. As atrações começam no dia 25 com o tradicional ‘Concerto de Natal’, executado pela Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa, a partir das 19h, no palco instalado próximo ao Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú.

O Festival ‘Música do Mundo’, em sua quarta edição, acontece de 26 a 30 de dezembro, trazendo exclusivamente o melhor da música instrumental. O Réveillon da cidade terá o swing de Moraes Moreira, mais DJ Guirraiz e a Orquestra Sanhauá, além da tradicional e bonita queima de fogos.

Já o Projeto Estação Nordeste leva ao público, de 3 a 31 de janeiro, mais de 30 shows no Centro Histórico, nas praças e na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Toda a programação é promovida pela Prefeitura Municipal (PMPJ), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

As atrações
– O Festival Música do Mundo, que acontece de 26 a 30 de dezembro, também no palco da praia, apresenta grandes atrações, entre elas Banda Aguaúna, Orquestra de Violões, Léo Meira, Banda 5 de Agosto, Vinícius de Lucena, Grupo Uirapuru, Paraibass, Grupo Oitavando, Grupo de Percussão do Nordeste, Camerata Arte Mulher e Grupo Tarancón.

Durante o mês de janeiro, a capital será movimentada pelo Projeto Estação Nordeste, com a presença de grandes nomes da música, a exemplo de Gabriel Pensador, Afronordestinas, Capim Cubano, Edson Gomes, Detonautas, Cátia de França, Escurinho, Gláucia Lima, Lírios do Gueto e Zé Guilherme.

Programação plural – O músico Paulo Ró, chefe da Divisão de Música da Funjope, declarou que a cidade terá uma programação bastante diversificada para o período. “Trouxemos para João Pessoa um elenco que primou pela diversidade de ritmos e estilos de grupos e artistas da cidade e de fora. O projeto ‘Música do Mundo’ será aberto pelo grupo ‘Aguaúna’, uma mistura de sons e ritmos de dois paraibanos, Pedro Osmar (viola e voz) e Soraia Bandeira (voz e percussão) com dois paulistas, Ricardo Venerito (citarista indiano) e Fabio Negrone (contrabaixo), e será encerrado pelo Grupo Tarancón, o maior divulgador da música latino americana no Brasil”, contou.

Paulo Ró tem boa expectativa em relação à receptividade da programação. “O grande público terá a oportunidade de assistir desde a música eletrizante de ‘Morais Moreira’ no réveillon, passando pela performance do rapper ‘Gabriel O Pensador’ até a apresentação traz de volta Sá, Rodrix e Guarabira, um dos grupos que muito contribuiu para a música brasileira. Temos também um grupo paulista que promete incendiar a platéia de fãs dos Beatles de João Pessoa, o ‘Beatles Abbey Road’.

“Haverá música pra todo gosto. Para se ter uma idéia, vamos ver o show da banda de blues ‘Blues Etílicos’ e um dos astros do reggae brasileiro, o baiano Edson Gomes. Encerrando o evento, uma das bandas de pop e rock mais conceituadas do Brasil, Detonautas.

Já nas praças, o público vai acompanhar um leque de atrações da cidade que contemplou grupos novíssimos, como ‘Arapuca’, ‘Poetas do Absurdo’ e ‘Divina Comédia Humana’ passando por ‘Zé Violla & Progressive Band’, até artistas que já estão na estrada há anos como é o caso do grupo ‘Acordes de Acordo’ e a compositora Cátia de França.

Confira a programação completa.

Concerto de Natal – Palco instalado no Busto de Tamandaré
Dia 25 de dezembro, às 19h – Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa

Música do Mundo – Palco instalado no Busto de Tamandaré
De 26 a 30 de dezembro, às 19h

Sexta-feira (26)
Aguaúna
Orquestra de Violões

Sábado (27)
Léo Meira
Banda 5 de Agosto

Domingo (28)

Vinícius de Lucena
Grupo Uirapurú
Paraibass

Segunda (29)
Grupo Oitavando
Grupo de Percussão do Nordeste

Terça-feira (30)
Camerata Arte Mulher
Grupo Tarancón

Réveillon – Quarta-feira (31), às 22h – Palco instalado no Busto de Tamandaré
Moraes Moreira, DJ Guirraiz e Orquestra Sanhauá

Estação Nordeste 2009

Praia de Tambaú
Sábado (3)

Gabriel Pensador
Afronordestinas

Sábado (17)

Edson Gomes
Gun Jah

Sábado (24)

Beto Brito
Capim Cubano

Sábado (31)
Detonautas
Poetas do Absurdo

Centro Histórico
Sexta-feira (9)

Cátia de França
Escurinho
Soraia Bandeira

Sexta-feira (16)
Blues Etílicos
Zé Viola e Progressive Band

Sexta-feira (23)
Beatles Abbey Road
Unidade Móvel

Sexta-feira (30)
Sá, Rodrix e Guarabira
Gláucia Lima

Circuito das Praças

Domingo (4) – Praça do Caju – Bessa
Jackson Envenenado
SDS

Domingo (11) – Praça do Coqueiral – Mangabeira
Paulo e Baby
Odecasa

Quinta-feira (15) – Praça da Paz – Bancários
Chouriço
Arapuca

Domingo (18) – Praça Lauro Wanderley – Funcionários I
Pé de Côco
Jocca Jr.

Quinta-feira (22) – Praça Alcides Carneiro – Manaíra
Mobiê
Ítalo Pay e Zabumba Mundi

Quinta-feira (29) – Praça Bela – Funcionários II
The Silvias
Lírios do Gueto

Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes (sempre às 17h)
Domingo (4)
Adeildo Vieira

Domingo (11)
Mira Maya

Domingo (18)
Divina Comédia Humana

Domingo (25)
Zé Guilherme