Prefeitura e Arquidiocese discutem futuras parcerias

Por - em 35

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), recebeu na manhã desta terça-feira (13) o arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, além representantes do clero e entidades sociais. O encontro aconteceu no gabinete do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Na reunião, eles fizeram as primeiras articulações no sentido de viabilizar parcerias voltadas à comunidade.

A conversa focou principalmente a construção de uma escola profissionalizante no Colinas do Sul, beneficiando as famílias que moram no Condomínio Residencial Gervásio Maia. Outro ponto discutido foi a possibilidade de uma nova sede para abrigar a Creche Amiguinhos. O local atende famílias que trabalharam no antigo lixão do Róger.

“Estamos conseguindo acompanhar o Gervásio Maia, dando sentido de unidade. Eles estão percebendo isso. Nosso desafio é a profissionalização, gerando renda”, comentou Ricardo Coutinho. O prefeito lembrou ainda que será necessário se basear no diagnóstico vocacional daquela localidade para decidir futuros cursos. Esse tipo de levantamento é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Sobre a possibilidade de parcerias, Dom Aldo Pagotto ressaltou que a função da Igreja precisa englobar o aspecto social. “Não nos interessa só o lado religioso, mas a ocupação para a convivência comunitária. Isso reduz inclusive a violência”, observou Dom Aldo Pagotto sobre o aproveitamento de espaços próximos à comunidade.

Com relação à viabilidade de uma nova sede Creche Amiguinhos, entraria também a parceria com a Associação do Tribunal Regional Eleitoral (TRT). A iniciativa ainda está sendo analisada pelo prefeito Ricardo Coutinho. O local oferece cinco refeições por dia a cerca de 70 crianças – incluindo berçário. As famílias beneficiadas trabalharam no antigo lixão do Róger e moram na Comunidade do S, Bairro do Róger e Porto do Capim.