Prefeitura e Corpo de Bombeiros criam projeto ‘Bombeiro Mirim’

Por - em 30

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros, criou o Projeto Bombeiro Mirim, que irá capacitar crianças na faixa etária entre 9 e 11 anos de idade, matriculadas nas escolas do Município, com orientações de prevenção à violência e às drogas e estimulo ao exercício da cidadania, nas comunidades de baixa renda. A previsão é que as primeiras turmas sejam formadas no mês de outubro.

Inicialmente, serão envolvidas 200 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), referenciadas pelos Centros de Referência da Cidadania (Cras)  de Mandacaru e Ilha do Bispo, além da garotada acolhida pelas instituições de acolhimento da Prefeitura Municipal. No ato da inscrição, os pais ou responsáveis pela criança deverão apresentar o Registro de Nascimento e assinar o Termo de Responsabilidade.

Ser um Bombeiro Mirim, segundo a definição do coordenador do projeto, Major Donelson de Souza Lira, será uma conquista da própria criança, com o seu desempenho ao longo das aulas preparatórias. O curso será ministrado nas terças e quintas-feiras, das 8h às 11 h, para os alunos que estudam à tarde, e das 14h às 17h para os alunos da manhã, totalizando uma carga horária de 21 horas/aulas.

As crianças receberão orientações sobre primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção às drogas, acidentes domésticos, cidadania, atividades culturais (visitas a pontos turísticos da cidade) e atividades práticas no Quartel do Corpo de Bombeiros. No início das aulas, será distribuído o Manual do Projeto com o conteúdo do que será ministrado e o fardamento característico.  Ao final, haverá avaliação e entrega dos certificados de conclusão, designando o título de “Bombeiro Mirim” às crianças aprovadas.

Metodologia – O Corpo de Bombeiros pegará as crianças na comunidade onde moram e as levará para o Quartel do Comando Geral, onde serão ministradas as aulas teóricas e práticas. Será servido um lanche no intervalo de cada aula. Ao final, as crianças serão levadas de volta para casa, sendo entregues no local estabelecido pela própria comunidade.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 3218.9253 e 3214.3140.