Prefeitura e entidades discutem ações de combate a dengue

Por - em 33

Secretarias municipais de João Pessoa e representantes de diversas entidades atuantes na cidade estarão reunidas nessa sexta feira (11), às 10h, no gabinete do prefeito Luciano Agra para discutir a implantação de um comitê para implementação de ações contra a dengue. O objetivo da iniciativa é incrementar a execução do plano de contingência de combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e diminuir o impacto da doença sobre a população.

Durante a reunião será apresentada aos participantes a atual situação da dengue na Capital, além dos números atualizados de casos da doença. Foram convidados representantes das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, Planejamento, Comunicação, Educação, bem como Emlur, Cagepa, Funjope, Ouvidoria Municipal e STTrans.

Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde da SMS, destacou que o objetivo do comitê é criar uma maior articulação entre as ações das secretarias e parceiros da gestão pública municipal contra a disseminação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. “Queremos que as secretarias e entidades que ajudam no dia-a-dia da população, possam ajudar na mudança de hábito necessária à eliminação dos criadouros do mosquito”, ressalta Talita.

Representantes do comitê de monitoramento do plano de contingência contra a dengue da Secretaria Municipal de Saúde, formado pela secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, Alexandre Figueiredo, do Planejamento Estratégico da SMS, Talita Tavares, diretora da Vigilância à Saúde, e Tâmara Guedes, diretora de Atenção à Saúde, apresentarão sugestões de demandas para auxiliar no combate à dengue e diminuir a quantidade de casos mais graves da doença.

“Com o comitê intersetorial seria possível firmar soluções, mais facilmente, para as demandas criadas pelo plano de contingência contra a dengue”, destaca Talita Tavares.