Prefeitura e entidades preparam a 1ª Conferência do Meio Ambiente

Por - em 23

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), junto com entidades da sociedade civil organizada, vai realizar nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro a 1º Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento acontecerá no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e vai discutir a implementação de políticas públicas para a preservação dos recursos naturais da Capital.

Para viabilizar a realização da Conferência, a PMJP está definindo as regras do processo em conjunto com representantes das entidades. A última reunião entre os dois segmentos aconteceu no dia 24 deste mês, na sala de reuniões no Paço Municipal. A equipe de nove representantes do poder público e outros nove da sociedade definiu o regulamento e as condições de trabalho para a realização do encontro.

A secretária da Transparência Pública (Setransp), Estelizabel Bezerra, explicou que nessa reunião também foi definida a cota de participação para a Conferência. O Governo Municipal será representando por 100 servidores, o que corresponde a 40% do público presente ao evento.

Já a sociedade civil será representada por 150 pessoas, o equivalente a 60% da cota. Desses, 10% serão de empresas, 20% de movimentos sociais, 10% de organizações não-governamentais que trabalham com questões ambientais, 5% das comunidades tradicionais (a exemplo dos Quilombos) e 10% para as demais entidades.

O tema da 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de João Pessoa será ‘Mudanças Climáticas’, com o lema ‘Vamos Cuidar do Brasil’. A Conferência Estadual vai acontecer entre os dias 12, 13 e 14 de março próximo e a federal ainda não tem data definida, mas está prevista para o mês de maio deste ano.