PMJP e Estado unem forças para combater a criminalidade na Capital

Por - em 33

A Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Governo do Estado da Paraíba irão atuar juntos em ações de prevenção e enfrentamento à violência nos bairros da cidade. Um grupo de trabalho irá se reunir já na próxima semana para discutir estratégias de atuação por parte das duas instâncias de governo nas áreas de maior índice de criminalidade na Capital. O prefeito Luciano Agra coordenou nesta sexta-feira (20), no gabinete do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, a primeira reunião entre representantes de secretarias da PMJP e da segurança pública do Estado.

“A Prefeitura de João Pessoa quer atuar em conjunto com a segurança pública do Estado, contribuindo para promover um sentimento de segurança cidadã em nossa cidade. A partir das nossas próprias atribuições, serviços e ações, acreditamos poder contribuir para minimizar os efeitos da violência e da criminalidade na Capital”, enfatizou o prefeito Luciano Agra.

Intersetorialidade – Do encontro, ficou definido que será formado inicialmente um grupo de trabalho com três representantes do Município de João Pessoa e outros dois do governo do Estado para discutir as principais ações de intersetorialidade entre as duas administrações.

“No trabalho de enfrentamento à violência, precisamos de ações transversais entre os poderes, onde o município pode ter uma maior participação na questão da prevenção”, ressaltou o secretário de Segurança Pública do Estado, Cláudio Lima.

Ficou acordado na reunião que será necessário um maior compartilhamento de informações estratégicas sobre a criminalidade; e ainda, a adoção de ações mais contundentes de segurança preventiva e repressiva em três regiões prioritárias, em bairros das zonas Norte, Oeste e Leste da Capital.

“Inauguramos uma nova relação entre o Município e o Estado, onde o governo estadual está considerando que a solução local pode contar com as ações da municipalidade e que o enfrentamento à violência precisa ser tratado de maneira preventiva e também repressiva com ações de cidadania”, destaca a secretária de Planejamento do Município, Estelizabel Bezerra.

Segurança cidadã – Outra conclusão do encontro foi à necessidade de se efetivar uma maior aproximação entre as políticas de segurança do Estado e as da PMJP de desenvolvimento urbano, educação, cultura, lazer nas praças e de infraestrutura. A proposta é que durante os eventos e ações de serviço, cidadania e de entretenimento nos bairros, a segurança pública do Estado possa atuar de uma forma efetiva no apoio a uma intervenção mais segura.

“Queremos assim poder potencializar as nossas políticas públicas já realizadas nos bairros”, reforça Estelizabel Bezerra. As duas esferas de governo deverão ainda trocar informações sobre a utilização mais eficiente de sistemas como monitoramento de câmeras nas principais vias da cidade e pontos onde a iluminação pública poderá ser reforçada.

O comandante-Geral da Polícia Militar do Estado, coronel Euller Chaves, falou sobre a importância dessa primeira reunião com o prefeito Luciano Agra e destacou que esse é um momento marcante na atuação dos dois poderes em relação à segurança pública e cidadã. “Este é um momento histórico, quando governo e município se organizam através de suas políticas de segurança, educação e até saúde para articular soluções que possam melhorar a vida dos cidadãos”, disse ele.

Também participaram do encontro secretários e auxiliares das seguintes pastas do Município: Chefia de Gabinete do Prefeito, Transparência Pública, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Guarda Municipal, Transportes e Trânsito, Infraestrutura, Orçamento Democrático e Emlur.