Prefeitura e PF iniciam recuperação de área degradada

Por - em 38

Um plantio simbólico, nesta quarta-feira (27), às 10h, vai marcar a parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e a Superintendência de Polícia Federal para a recuperação da área degradada nas imediações da maternidade Santa Maria, em Mangabeira. A área, com 46,5 hectares, abriga uma das mais importantes nascentes do Rio Cabelo.

O plantio, que vai totalizar mil mudas de árvores, é uma ação do projeto Carbono Neutro, que o Departamento de Polícia Federal vem desenvolvendo em todo o país e que já foi realizado no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Pará.
A iniciativa de neutralização de carbono colocou a Polícia Federal entre os membros do Programa Brasileiro GHG Protocol – Greenhouse Gas Protocol, metodologia internacional mais utilizada por empresas para quantificar e gerenciar suas emissões de gases do efeito estufa.

Em João Pessoa, a ação será realizada com o apoio da PMJP, através das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsáveis pela doação das mudas, plantio, e monitoramento das árvores, conforme Termo de Compromisso que será firmado entre as duas instituições, durante a solenidade do plantio simbólico.

As mudas foram produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que é uma parceria da PMJP com a Federação do Comércio (Fecomercio), e são todas de médio e grande porte, como sucupira, ingá, babatenon, ipê, aroeira, sibipiruna, caraibeira, entre outras.