Prefeitura empossa novos conselheiro tutelares da região Mangabeira

Por - em 38

Foram empossados na tarde desta segunda-feira (2), no auditório do Paço Municipal da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), os novos conselheiros tutelares da região Mangabeira. Eles foram eleitos durante pleito realizado no sábado (31 de maio) e assumiram para um mandato de três anos. Durante as eleições, também foram escolhidos os conselheiros tutelares da região Praia.

Entre 9h e 17h do sábado passado, a população de João Pessoa atendeu ao chamamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e deu sua contribuição para melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e familiares que residem na Capital paraibana.

Posse Praia – A data da posse dos novos conselheiros da região Praia será anunciada nos próximos dias. Foram eleitos os cinco mais votados em cada região e os demais, pela ordem de classificação, assumem como suplentes até o quinto colocado. Trinta e dois candidatos concorreram a dez vagas de conselheiros tutelares, sendo cinco da região Praia e cinco de Mangabeira. Cada eleitor só poderia votar em um candidato ou candidata.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Urquiza, a eleição dos novos membros dos Conselhos Tutelares cria uma nova perspectiva. “Esperamos que eles cumpram o papel para o qual foram escolhidos e assumam suas responsabilidades, enquanto parte fundamental na proteção social das crianças e adolescentes das suas regiões”, disse.

O secretário lembrou ainda que toda a sociedade pode colaborar para mudar a realidade dessas crianças e adolescentes. “As pessoas devem denunciar e cobrar de seus candidatos eleitos que os direitos das nossas crianças e adolescentes não sejam mais violados, acrescentou.

A votação – O pleito contou com 70 seções, sendo 41 da região Mangabeira e 29 na região Praia. Estavam aptos a votar 88.230 pessoas em Mangabeira e 59.667 na região Praia. Ao todo, foram computados 11.243 votos válidos, sendo 8.396 de Mangabeira (o que corresponde a 9,5% do eleitorado), e 2.847 da região Praia (ou 4,08% dos votantes aptos).

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou Lei Federal 8.069/90, mais a Lei Municipal 6.607/90, os novos conselheiros tutelares terão um mandato de três anos, podendo ser reeleitos apenas uma vez. Eles serão porta-vozes de suas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes, bem como auxiliar o poder público na construção das ações necessárias para melhorar a qualidade de vida desse público e da cidade, de uma forma geral.

Os eleitos

Região Mangabeira
Titulares
1º Vinícius Fernandes Araújo (1.301 votos)
2º Laudicéia Cavalcante da Silva (778)
3º Waldson de Sousa da Silva (734)
4º Wellington Cardoso Alves (710)
5º Nilson Sabino dos Santos (683)

Suplentes
1º Norma Suely Alves de Brito (543 votos)
2º Aniely Ribeiro de Oliveira (504)
3º Jacy Célia Nascimento Pontes (501)
4º Vanessa Florinda E. dos Santos (478)
5º Maria do Amparo dos Santos (441)

Região Praia
Titulares
1º Kaline Ruffo L. da Silva (484 votos)
2º José Roberto Freitas dos Santos Lira (427)
3º Cláudio Henrique G. Chaves (391)
4º Matheus A. Costa Leite Caldas (345)
5º Wandilson Lopes de Lima Filho (323)

Suplentes
1º Delson Andrade da Silva (312 votos)
2º Dione Maria Fernandes Pinheiro (137)
3º Meryjane Lopes da Silva (117)
4º Ana Alice Liberato Matias (97)
5º Expedito Luiz Carvalho dos Santos (81).