Prefeitura encerra projeto que atendeu turistas durante verão

Por - em 21

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) encerrou na noite desta quinta-feira (10), em solenidade no Busto de Tamandaré, a primeira edição do Atitude Verão, projeto idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e que teve a participação de 10 outras secretarias. O objetivo foi o de aproximar alguns serviços essenciais já realizados pela administração municipal ao longo do ano para a população e os turistas que frequentaram a orla pessoense durante o verão.

O Atitude Verão teve início em 7 de janeiro deste ano e durante os dois meses de projeto funcionou em cinco estandes montados ao longo das praias de João Pessoa, tendo sua matriz no Busto de Tamandaré. Nesses estandes, pessoenses e turistas de fora podiam requerer a colaboração e a intervenção dos diferentes órgãos municipais.

Além da Sedes, participaram do evento a Emlur, STTtrans, Guarda Municipal, Procuradoria Geral do Município, e as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Planejamento, Infraestrutura, Turismo e Desenvolvimento Urbano.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social da PMJP, Marinalva Conserva, todos os serviços disponibilizados pelo Atitude Verão já existem nos bairros e vão continuar ao longo do ano. Ela destaca o sucesso do projeto e avisa que a ideia é repeti-lo em todos os grandes eventos da cidade: São João, verão, Folia de Rua e Réveillon.

“Esta é uma iniciativa do prefeito Luciano Agra, que potencializou na orla, durante o verão, os serviços de assistência à população. Estes agora vão ter continuidade cotidianamente dentro dos bairros, em suas respectivas unidades”, frisou.

Já o secretário executivo da pasta, Antônio Jácome, enfatizou a aceitação popular, que abraçou o projeto e fez uso dele sempre que necessário. “Nos momentos de maior movimentação da orla pessoense, que ocorreu em janeiro e durante as prévias carnavalescas, chegamos receber e a atender as demandas de 100 pessoas por dia. É um número muito expressivo”, comemorou.

Durante o encerramento do programa, houve apresentação da orquestra de frevo “Me segura senão eu caio” e do grupo mambembe Los Iranzi. Eles repetiram, por sinal, uma prática que ficou famosa durante o período em que o Atitude Verão funcionou. Todas as sextas, sábados e domingos grupos culturais se apresentavam ao ar livre, também no Busto de Tamandaré, como forma de mostrar aos visitantes de João Pessoa um pouco da cultura local.