Prefeitura entrega 28 novas casas nesta terça-feira

Por - em 38

Moradores do Bairro das Indústrias, Funcionários I, Paratibe e Mussumago serão os novos contemplados pelo Programa de Subsídio Habitacional (PSH), que transforma casas de taipa em imóveis de alvenaria. A partir desta terça-feira (11), o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), cumpre novo calendário de entrega de 117 unidades habitacionais da segunda fase do programa. Essas casas se somam às mais de mil construções de taipa e sem condições de habitabilidade que já foram substituídas por residências de alvenaria, na Capital. O PSH é uma parceria entre a PMJP e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.

A primeira entrega será nesta terça (11), às 17h, no cruzamento das ruas Seabra Marques com a Monte das Oliveiras, no Bairro das Indústrias. Vinte e oito famílias da comunidade vão receber as novas moradias. Na quarta (12), também às 17h, serão entregues mais 18 casas. No próximo dia 15, às 18 h, será a vez de 38 famílias de Mussuumago, em local ainda a ser definido. A última entrega acontece no dia 19, quando 33 moradores de Paratibe serão beneficiados com as residências totalmente transformadas. Esta última solenidade ocorre na Rua Oscar Lopes Machado (vizinho ao Bar do Black).

As casas construídas pelo PSH seguem um modelo padrão que mede 37,2 metros quadrados com sala, cozinha, banheiro e dois quartos. A construção custa em média R$ 10 mil. Este programa é destinado a famílias de baixa renda. Para ser beneficiada pelo PSH, a família deve morar em casa de taipa ou sem condições de habitabilidade e ser proprietária do terreno aonde será construída a nova moradia de alvenaria. Nesta modalidade, a família não paga nada pela nova casa.

Segundo a secretária de Habitação, Emília Correia Lima, a política habitacional implantada pela atual gestão da Prefeitura de João Pessoa inclui outros programas habitacionais e modalidades de financiamento que se adequam à necessidade de moradia e renda das famílias beneficiárias. Somando todas as ações da Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, o Governo Municipal chegará, no próximo mês de abril, à marca de 3 mil residências entregues, em pouco mais de três anos de gestão.