Prefeitura entrega certificados para 391 alunos do Qualifica-JP

Por - em 40

O prefeito Luciano Agra fará nesta quarta-feira (15), a partir das 14h, no ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a entrega dos certificados aos 391 alunos que concluíram os primeiros cursos do Programa Qualifica-JP. Eles fazem parte das vinte e três turmas que se profissionalizaram nas áreas manutenção de micro, secretariado, corte e costura, eletricista predial, doces e salgados, corte e escova (cabeleireiro ), eletricista residencial e mecânica de motos.

No mês de janeiro mais 74 alunos estarão prontos para atuar como profissionais de serigrafia, corte e costura, paisagismo e jardinagem, pedreiro de azulejo, mosaico e pintura decorativa. Lançado em setembro pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), o Qualifica-JP tem como objetivo formar, qualificar e orientar profissionalmente beneficiários dos programas sociais ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e trabalhadores desempregados. O investimento nesta primeira etapa do programa foi de cerca de R$ 391.068,79 e os cursos são ministrados pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB).

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Antônio Jácome, é gratificante poder, enquanto gestão, oportunizar e fomentar a qualificação e o empreendedorismo a pessoas vulneráveis e afastadas do mercado de trabalho. “É importante ressaltar que o programa prevê em seu conteúdo formação para o desenvolvimento de práticas voltadas para a Economia Solidária, como bem uma maior integração com as políticas de emprego, renda e trabalho, desenvolvidas por outras secretarias a exemplo do Emprender-JP e Sine.

“Nossa meta é criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho para aqueles trabalhadores que receberam a qualificação adequada, para ingresso na gestão municipal que carece de profissionais preparados para a grande demanda que ora se apresenta em nosso município”, afirmou.

Além da entrega dos certificados estão programadas uma visita ao corredor de exposições dos resultados obtidos nos cursos profissionalizantes e uma palestra sobre o Empreender JP (Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios).