Prefeitura entrega chaves do Mercado de Cruz das Armas e anuncia novas reformas

Por - em 65

Os comerciantes atenderam ao convite da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e prestigiaram, nesta segunda-feira (7), a solenidade de entrega das chaves do Mercado Sindolfo Freire, mais conhecido como Mercado de Cruz das Armas. A obra faz parte do projeto de requalificação dos mercados públicos da capital e vai beneficiar 152 trabalhadores que aguardavam a finalização da nova estrutura. Foram investidos na obra recursos em torno de R$ 2 milhões.

“A reforma dos mercados em João Pessoa será continuada enquanto houver mercados de forma precária na cidade”, destacou o prefeito Luciano Agra. O gestor anunciou que a Prefeitura está em fase de planejamento para reformar equipamentos como os mercados dos bairros dos Estados e do Castelo Branco, além de estabelecer um padrão para os novos projetos em bairros que ainda não dispõem de mercados públicos.

Agra lembrou a política de prioridade na melhoria do abastecimento alimentar na capital paraibana nos últimos anos, e informou que a gestão municipal é responsável pela distribuição de 12 toneladas de alimentos em João Pessoa. “A Prefeitura de João Pessoa distribui 70 mil refeições por dia na capital. Isso é 10% da população da cidade e uma responsabilidade grande”, avalia o prefeito.

Melhorias – O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Ivan Burity, ressaltou que a obra corresponde aos anseios dos comerciantes locais e é uma referência em organização e higiene. “Acompanhamos o planejamento desse projeto e sabíamos da importância de conceber um equipamento que atendesse às necessidades da comunidade”.

Burity enfatizou a opção do governo municipal em investir no abastecimento alimentar e pediu empenho aos comerciantes no cuidado com o equipamento. “O mercado não será visto mais como de segunda classe. Queríamos um mercado de primeiro mundo para que os comerciantes possam progredir financeiramente”, avaliou o gestor.

Inauguração – A entrega de 70 chaves de boxes do Mercado de Cruz das Armas é o primeiro passo para a inauguração do equipamento que só deve ocorrer após a ocupação total dos trabalhadores. Com investimento total em torno de R$ 2 milhões, um dos pontos fundamentais do projeto foi à acessibilidade, por isso o mercado conta com diversas rampas, corrimãos e barras de segurança. Os boxes estão mais higiênicos e seguem padrões de qualidade. O local ainda conta com um auditório com capacidade para cinquenta pessoas e duas baterias de banheiros para atender aos comerciantes e consumidores.

Reforma – As obras de reforma foram iniciadas em 2010 para atender uma antiga reivindicação dos comerciantes e moradores do bairro. A previsão inicial de entrega era em 2011, mas a antecipação do período de chuvas e o trabalho de relocação dos comerciantes estenderam o cronograma até 2012. Apesar disso, todo o projeto foi concebido visando atender as necessidades dos usuários do equipamento e melhorar a qualidade do serviço de abastecimento alimentar na localidade.

Homenagem – Durante a entrega das chaves, o prefeito Luciano Agra pediu um minuto de silêncio para homenagear três comerciantes que faleceram enquanto as obras no Mercado de Cruz das Armas eram realizadas. “É uma pena que tenham morrido sem ver a finalização da obra. Peço aos que estão aqui que nos ajudem a preservar o patrimônio e cuidem bem da nossa população”.

A homenagem foi bem recebida pelos comerciantes que aproveitaram para agradecer a reforma realizada pela Prefeitura. “Estou muito satisfeito. Foram muitos anos de sofrimento, mas agora teremos um excelente local de trabalho”, comentou o comerciante José Dias de Lucena, que há 12 anos atua no Mercado de Cruz das Armas.