Prefeitura entrega escola e Crei reformados, nesta quinta-feira

Por - em 23

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) entrega nesta quinta-feira (29), a partir das 9h as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Américo Falcão, no bairro do Cristo Redentor, e do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Francisco Porto, no Jardim Planalto. O secretário de Infra-Estrutura (Seinfra), João Azevedo, informou que essa realidade será vivenciada por várias outras unidades educacionais, através do Programa João Pessoa Faz Escola do Governo Municipal. “A política de ampliação, reforma e recuperação de escolas e Creis do município tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e infra-estrutura de toda a rede escolar”, afirma.

No Crei Francisco Porto, localizado na Rua Jocemar Leite de Araújo, Jardim Planalto, foram realizados serviços de pintura, retelhamento, revisão nas redes hidráulica e elétrica, até a reforma de banheiros e cozinhas, a construção de novas salas de aula, refeitório e recreios cobertos. Segundo o secretário, o Governo Municipal vem ampliando e recuperando toda a rede de Creis. “Além do Francisco Porto, estão sendo reformados e ampliados o Margot Trindade, no Alto do Mateus, e o Calula Leite, no Bairro Esplanada. A previsão é que as obras estejam concluídas até o mês de março”, previu.

Américo Falcão – Localizada na Avenida Dom Bosco, 557, no bairro do Cristo Redentor, a Escola teve duas salas ampliadas para acomodar o almoxarifado e um depósito. A cozinha foi totalmente restaurada, bem como a fachada, calçadas, telhados, pintura, redes elétrica e hidráulica, além de adaptações de acesso para deficientes físicos. No ginásio do estabelecimento foram levantadas às quatro laterais e recuperado o banheiro, as paredes e parte do piso. “Reformar, ampliar, tornar nossa escola um ambiente confortável e agradável para o estudo e convivência é imprescindível, pois contribui na formação integrada dos alunos, como também na melhoria de seu desempenho escolar”, afirma Edna Maria Amaral Veras, diretora geral do educandário.

Ainda segundo João Azevedo, dentro do Programa João Pessoa Faz Escola estão sendo recuperadas, reformadas e ampliadas 20 escolas e três Creis, além da construção de mais quatro escolas-padrão. O investimento é de R$ 22,4 milhões. As obras abrangem salas de aula, refeitórios, almoxarifado, bibliotecas, secretarias, diretorias, área de recreação, cozinhas, despensas e banheiros, além da parte de pintura, retelhamento, piso e restauração elétrica e hidráulica.

Ele esclareceu que as reformas e ampliações estarão concluídas no início do período letivo, com exceção dos ginásios que serão entregues entre os meses de abril e junho. Os ginásios poliesportivos contam com espaço coberto, banheiros, iluminação adequada e equipamentos para o desenvolvimento pleno de várias modalidades esportivas. “Iniciar o ano letivo em um ambiente escolar novo, recuperado ou ampliado funciona como um grande incentivo aos alunos, professores e funcionários, que se sentirão valorizados e estimulados. É importante ressaltar a necessidade de a comunidade estudantil valorizar essa iniciativa pública no sentido de conservar o patrimônio público que é de todos”, declarou.