Prefeitura entrega mais duas unidades de saúde, na quarta

Por - em 27

A população de João Pessoa será contemplada com a entrega de mais duas Unidades de Saúde da Família (USFs), nesta quarta-feira (2). A primeira solenidade acontece às 10h da manhã, no Jardim Veneza. O equipamento vai funcionar na Rua Projetada, s/n°, no antigo campo de futebol, por trás do Condomínio da Paz. À tarde, às 16h, uma outra USF será inaugurada no Planalto da Boa Esperança, no bairro Valentina Figueiredo.

Waldison Sousa, diretor do Distrito Sanitário I, informou que a nova USF vai servir de referência para cerca de 20 mil famílias, já que atenderá moradores do Jardim Veneza I, II, III e IV. “Serão quatro equipes de saúde realizando cerca de 150 atendimentos/dia, o que representa uma média 4,5 mil por mês. A unidade também oferecerá serviços diferenciados, a exemplo da marcação de consultas diretamente no local e a coleta de exames básicos e, para comodidade do usuário, os resultados serão entregues na própria residência”, explicou.

A USF da comunidade funcionava de forma precária, sem a mínima estrutura para oferecer um serviço de qualidade, que primasse pelo bem estar da população. Além da melhoria na parte física, que engloba a ampliação e aparelhamento, também se aumentou o número de serviços ofertados.

No Valentina – No mesmo dia, às 16h, a Prefeitura de João Pessoa inaugura uma outra Unidade de Saúde da Família no Planalto da Boa Esperança, no bairro Valentina de Figueiredo. O prédio fica localizado na Rua São Luiz, s/n°, onde funcionava o antigo campo do Ipiranga. “Inicialmente a unidade terá três equipes, que farão uma média mensal de 3.600 atendimentos”, informou Adriene Pereira, diretora do Distrito Sanitário III.

As duas unidades seguem o padrão das demais já inauguradas pela atual gestão, com salas de vacina/curativo, citologia, gabinetes odontológicos, consultórios médicos e enfermagem, salas de espera e higienização, copa, administração e almoxarifado, recepção, sala de reunião, além de banheiros para o público e os funcionários.

As unidades possuem 700 metros quadrados cada e o valor do investimento foi de R$ 557 mil. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde e auxiliar de consultório dentário. O projeto da Prefeitura prevê ainda a pavimentação das ruas que contornam o prédio, a fim de evitar transtornos e garantir o acesso das pessoas à unidade.