Prefeitura entrega prêmios a vencedores do ‘Aluno Destaque’

Por - em 21

A cerimônia para a entrega dos computadores aos vencedores do concurso ‘Aluno Destaque 2007’ vai acontecer na próxima quarta-feira (12), às 10h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Os 123 alunos da rede municipal de ensino que tiveram o melhor desempenho escolar no ano passado recebem a premiação das mãos do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Este ano, o concurso vai acontecer a partir do mês de abril.

A promoção aconteceu em 78 das 90 escolas da rede educacional do município e envolveu 11 mil alunos do 5º e 9º ano. A chefe da Divisão do Ensino Fundamental II, Gilmara Lacerda, explicou que os critérios estabelecidos para a escolha dos vencedores incluíram a análise de uma redação sobre o tema ‘Minha escola, meu lugar’, a melhor média nos 2º, 3º e 4º bimestres e o cumprimento de 75% da freqüência escolar.

Critérios – A avaliação foi feita por uma comissão formada por professores, funcionários e gestores de cada escola participante do concurso. Cada comissão escolheu os alunos que obtiveram o melhor desempenho nas turmas de 5º e 9º. “Decidimos fazer o concurso apenas com os estudantes dessas séries porque elas estão no extremo do Ensino Fundamental. Assim, incentivamos os que estão no início e aqueles que estão saindo desse nível”, explicou.

O incentivo escolar é o grande objetivo do concurso, segundo Gilmara. “A iniciativa pretende elevar o rendimento escolar dos alunos, tanto qualitativamente, como quantitativamente. Queremos motivar os alunos a avançar nos estudos”, ressaltou.

Em apenas um ano de projeto, as escolas já começam a colher os frutos dessa proposta. De acordo com Gilmara, a partir dos depoimentos de professores e dos alunos, foi possível perceber uma elevação no índice da freqüência escolar e uma melhora no tocante a produção de textos e a prática de leitura, principalmente entre os estudantes do 5º ano.

Ampliação – Este ano, o concurso ‘Aluno Destaque’ será realizado de abril a setembro. Gilmara Lacerda acredita que com a ampliação do tempo do concurso, os professores terão mais tempo para trabalhar com os alunos e estes, terão uma maior possibilidade de aprendizagem e aproveitamento das disciplinas aprendidas em sala de aula.

Ela ressalta também que todos os alunos são acompanhados por um professor orientador. Assim, esse ano, a premiação também será estendida para os professores e as escolas, que serão contemplados com uma coleção de livros.