Prefeitura estima que réveillon vai reunir 100 mil na orla

Por - em 27

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) estima que aproximadamente 100 mil pessoas vão festejar a chegada do novo ano, nas areias das praias do Cabo Branco e Tambaú. A queima de fogos, com 10 minutos de duração, está prevista para começar a meia-noite e logo depois o cantor e compositor Zé Ramalho sobe ao palco para animar a festa. Completando a programação cultural do réveillon, a banda ‘Prima Facie’, mais grupos de cultura popular e orquestra de frevo se apresentarão a partir das 2h do dia 1º de janeiro.

Os eventos de final de ano na Capital paraibana ainda incluem a realização de três grandes projetos musicais: Concerto de Natal, no próximo dia 23; Música do Mundo, a partir do dia 25 e o Estação Nordeste, cuja abertura acontece no dia 4 de janeiro de 2008.
O Concerto de Natal terá início às 19h, com apresentações da Orquestra de Câmara de João Pessoa e participações especiais do pianista José Henrique Martins, tendo como solistas Maria Juliana e Oliveira de Panelas, além de alguns corais como Coro de Câmara Villa-Lobos, Vozes do Sanhauá e Coral Infantil do Peti de Cruz das Armas.

O Música do Mundo (entre os dias 25 a 30), sempre a partir das 18h, trará a banda Néctar do Groove (PB-Suíça); Big Band Casa de Amizade (PB); Azymuth (RJ); trombone Essemble (PB); Rivotril (PE); Café do Vento (RN); Babilak Bah (MG); Costinha (PB); Nelson Faria e Gilson Perazzenta (RJ); Oxente Groove; Trio Medeiros (PB) e Banda 5 de Agosto.

Já no Estação Nordeste, que será realizado no Centro Histórico e na orla marítima da Capital paraibana a partir do dia 4 de janeiro, subirão ao palco a banda Paralamas do Sucesso, o mineiro Lô Borges, Zélia Duncan e Luiz Melodia.

Tendas – De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), no próximo dia 31, das 8h às 18h, uma equipe do órgão vai orientar as famílias que queiram armar tendas nas areias das praias. Essas pessoas não pagarão nada, mas terão que obedecer os limites de preservação ambiental.

Já as pessoas interessadas em colocar tendas comerciais deverão procurar a Sedurb para fazer a inscrição e encaminhar à Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), que dará a liberação e definirá o limite da área utilizada.

Tráfego e saúde – O trânsito ficará interditado no trecho que compreende desde a rua Adolfo Loureiro Franca (Cabo Branco) até a Avenida Nego (Tambaú). O trecho que liga a rua Helena Meira até a Índio Arabutã ficará interditado, além de ser proibido o estacionamento de qualquer veículo.

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as viaturas do Corpo de Bombeiros ficarão instaladas na avenida Senador Antonio Lira (paralela à orla marítima), no sentido Tambaú. Essa decisão foi acertada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demais órgão envolvidos nos eventos, com o intuito de garantir o deslocamento desses veículos para alguma emergência. Além disso, a SMS disponibilizará equipes de DST/Aids para realizar o trabalho de conscientização e distribuição de camisinhas. Segundo informações do órgão, alguns atendimentos serão encaminhados para a Unidade Médica das Praias (Tambaú).

A Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) providenciará refletores para fortalecer iluminação em toda a orla marítima e na praça de alimentação. O reparo de calçadas e ruas onde acontecerão os eventos também será de responsabilidade desse órgão.