Prefeitura faz poda de manutenção nos coqueiros da orla

Por Jô Vital - em 145

Os 24 quilômetros de praias de João Pessoa compõem, junto com a vegetação nativa da Mata Atlântica, um dos patrimônios ambientais mais importantes da Paraíba. Para preservar a orla a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem desenvolvendo uma série de ações, que envolvem desde a fiscalização dos bares e restaurantes, até a manutenção da vegetação que cobre a areia das praias e manutenção e tratamento dos coqueiros.

Este ano, a PMJP por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) plantou aproximadamente duas mil mudas de coqueiros. De origem asiática, as primeiras mudas de coqueiros foram trazidas para o Brasil por volta de 1553. Além da sombra nas areias das praias, os coqueiros fornecem o coco, de onde é extraído óleo e gorduras ricas em minerais e vitaminas e tem ainda a água, um poderoso hidratante, que além de saborosa é perfeita para atletas, para repor potássio.

Para o diretor de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), “a poda dos coqueiros é uma ação que, além de preservar, é uma questão de segurança. Os cocos precisam ser retirados, para evitar acidentes com as pessoas que frequentam as praias. E os coqueiros ficam revitalizados depois das podas, ficam mais resistentes. É uma ação de preservação do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.

Esta semana os técnicos da Sedurb estão fazendo a poda de manutenção nos coqueiros das praias do Cabo Branco e do Bessa. Uma equipe formada por um agrônomo, um técnico encarregado e seis podadores estão trabalhando na limpeza dos coqueiros. Nos quatro primeiro dias de operação já foram limpos mais de 80 unidades a partir do Busto de Tamandaré em direção ao Cabo Branco.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que Sedurb e Semam têm trabalhado afinadas. “E não poderia ser de outro jeito. Nossos técnicos emitem os laudos, autorizando as podas das árvores da cidade, os laudos são enviados para a Sedurb, responsável pela execução das podas. Esse cuidado com as áreas verdes da cidade e com a vegetação da praia é diário”, concluiu.