Prefeitura faz recapeamento asfáltico de 180 ruas da Capital

Por - em 124

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) recapeou cerca de 180 vias da Capital, cobrindo aproximadamente 100 quilômetros de extensão. Para se ter uma ideia, daria praticamente para restaurar todo o percurso de João Pessoa à cidade de Recife (PE). Já são 34 bairros beneficiados.

A ação faz parte dos projetos voltados à mobilidade urbana em João Pessoa, com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos nas principais vias de ligação da cidade e promover economia de tempo, segurança e qualidade de vida para a população. Atualmente, as obras estão em execução em três bairros: Mandacaru, Altiplano e Bairro dos Estados.

As intervenções priorizam as vias por onde transitam os transportes coletivos, além daquelas que concentram grande número de veículos trafegando por dia. As equipes estão trabalhando nas ruas João Crisóstomo – via de ligação entre os bairros do Altiplano e Bancários (Timbó) –, Mascarenhas de Morais (Mandacaru) e Santa Catarina (Bairro dos Estados).

Recentemente, foram concluídos os serviços na Rua Antonio Mariz (Quadramares), importante via que liga os bairros do Altiplano Cabo Branco à Avenida Hilton Souto Maior (Mangabeira), e na Avenida Gouveia Nóbrega (Centro), que liga os bairros Centro e Varadouro. Está na programação a segunda etapa do recapeamento da Avenida Josefa Taveira (Mangabeira).

A diretora de Manutenção da Seinfra, Vânia Franca, ressalta que, durante a execução da obra, é necessária a interdição de trechos das vias que estão sendo recapeadas. Os motoristas que transitam por essas vias devem redobrar a atenção no trânsito, e, mesmo depois de terminado recapeamento, devem ter cuidado enquanto as ruas estiverem sem sinalização horizontal. “A pintura só pode ser feita após o período de cura do asfalto, ou seja, quando o material estiver totalmente seco”, disse ela.

A pintura das vias está sob a coordenação da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Tipos de recapeamento asfáltico – Na restauração do pavimento asfáltico das vias de João Pessoa, a Seinfra tem adotado dois tipos de procedimento – recapeamento em Composto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq) e microrrevestimento. Os dois têm a função de restaurar o pavimento e prolongar sua vida útil.

Na Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, a Seinfra está aplicando os dois procedimentos. Segundo Vânia, para o trecho que vai do mercado público do bairro até o final da avenida (sentido Mangabeira/Valentina), a opção mais compatível foi a aplicação do microrrevestimento – levando em conta o estado regular do pavimento, que apresentava apenas pequenas fissuras. Já no trecho do mercado público até a Avenida Hilton Souto Maior, a opção mais viável será a aplicação do recapeamento com uma camada mais espessa, ideal para o pavimento asfáltico que apresenta alto nível de desgaste, com rachaduras, remendos e buracos.

A execução das obras de recapeamento beneficiou, até o momento, os bairros dos Estados, Quadramares, Bairro das Indústrias, Cabo Branco, Mandacaru, Cruz das Armas, Jardim Veneza, Vieira Diniz, Aeroclube, Manaíra, Jaguaribe, João Paulo II, Geisel, Altiplano, Ernani Satyro, Mangabeira, Tambiá, Funcionários (I, III E IV), Jardim Cidade Universitária, Varadouro, Água Fria, Ilha do Bispo, Centro, Torre, Bancários, Mussumago, Castelo Branco, Paratibe, Alto do Mateus, Valentina, Brisamar, Cristo, Expedicionários, e Miramar. As intervenções mais recentes podem ser vista nos bairros Mangabeira, Altiplano e Centro.